Por que o companheiro de jornada de Ash é o Pikachu e não outro Pokémon? Chefe do anime explica

Capa da Publicação

Por que o companheiro de jornada de Ash é o Pikachu e não outro Pokémon? Chefe do anime explica

Por Gabriel Mattos

Pokémon: Jornadas Supremas, a mais recente temporada do anime, encerra a história de Ash Ketchum e Pikachu como protagonistas da série. A amizade entre treinador e Pokémon conquistou completamente o público e só aconteceu por conta do diretor criativo da animação. Em uma entrevista ao Animedia (via Serebii), o executivo Kunihiko Yuyama explica a sua decisão.

Nos games, treinadores que começam a sua jornada na região de Kanto podem escolher entre três opções de parceiros iniciais — Bulbassauro, Squirtle e Charmander. Entretanto, Yuyama decidiu que Ash não seguiria. Afinal, caso escolhesse um dos iniciais disponíveis em Pokémon Red e Blue, o treinador poderia  chatear quem escolheu diferente.

“É por isso que acabamos com um Pikachu, uma decisão que eu fico muito feliz que tenhamos feito,” revela, “Penso no Pikachu como uma combinação de fofura, força e a habilidade de provocar algumas risadas.”

Ash escolheu Pikachu para não irritar os fãs dos jogos.

O lado cômico do personagem era ainda mais acentuado nas primeiras temporadas, na qual Yuyama atuou como diretor executivo. O pequeno roedor apresentava uma personalidade arisca, sempre entrando em conflito e eletrocutando Ash, o que só foi mudando após muito tempo de convívio.

“Pokémon não são sempre como os humanos esperam que sejam,” explica o diretor, “Eles são indivíduos únicos, cada qual com suas razões individuais que motivam como interagem com os humanos. Esse é meio que o tema, ou as relações, do anime Pokémon: como podemos eventualmente nos dar bem mesmo sem conseguir se comunicar de jeito nenhum quando nos conhecemos. Comunicação é um dos temas centrais do programa, e o primeiro Pokémon de Ash, Pikachu, põe isso em prática.”

Normalmente, os grandes produtores da franquia não costumam dar entrevistas explicando sobre a origem do anime. Entretanto, com o lançamento dos últimos episódios da jornada de Ash, Yuyama tem relembrado como foi produzir a franquia ao longo desses anos. E finalmente, temos respostas para alguns dos grandes mistérios do anime Pokémon.

O que você achou? Não deixe de comentar!

Leia também: