Por que cena famosa de Star Wars é lembrada de forma errada pelas pessoas?

Capa da Publicação

Por que cena famosa de Star Wars é lembrada de forma errada pelas pessoas?

Por Jaqueline Sousa

Como uma das franquias mais famosas da cultura pop, Star Wars está recheado de sequências e diálogos icônicos que ficaram marcados no imaginário do público. Uma delas é a clássica frase “Luke, eu sou sei pai”, dita por Darth Vader no filme O Império Contra-Ataca (1980). Mas você sabia que não é exatamente isso que o vilão diz para o filho?

Apesar da sentença ter virado um patrimônio da cultura pop, a verdade é que Vader diz uma coisa levemente diferente no segundo filme da trilogia original. O diálogo correto, que imortalizou a cena em que o grande antagonista de Star Wars revela ser o pai de Luke Skywalker, é o seguinte (em tradução livre):

Darth Vader: Se você pelo menos conhecesse o poder do Lado Sombrio. Obi-Wan nunca te contou o que aconteceu com seu pai.

 

Luke Skywalker: Ele me disse o bastante! Ele me disse que você o matou”

 

Darth Vader: Não. Eu sou o seu pai.”

Cena em que Darth Vader revela ser pai de Luke Skywalker é lembrada de maneira errada pelas pessoas.

No vídeo abaixo, você pode conferir o grande momento do “Eu sou o seu pai” na versão original:

Por que, então, as pessoas continuam acreditando que Vader fala “Luke, eu sou o seu pai”? E mais: quando essa confusão toda começou?

Não se sabe exatamente quando a versão incorreta da frase passou a circular entre as pessoas. Alguns fãs creditam a comédia Mong e Lóide (1995) pelo caso, já que há uma cena no filme em que o personagem de Chris Farley diz o famoso “Luke, eu sou o seu pai” de maneira bastante exagerada.

Porém, talvez isso não passe de um simples Efeito Mandela, um fenômeno curioso que diz respeito à construção de uma falsa memória compartilhada entre as pessoas. O termo veio justamente do nome do líder político Nelson Mandela depois que indivíduos desenvolveram uma memória falsa de que o presidente da África do Sul havia morrido na prisão em 1980, o que não era verdade.

Aproveite também: