Por que os animes tem tantos episódios “filler”?

Capa da Publicação

Por que os animes tem tantos episódios “filler”?

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Quem acompanha animes, principalmente alguns grandes como o Naruto, Dragon Ball ou até mesmo One Piece precisa de tempos em tempos passar por alguns fillers, episódios com histórias únicas que não estão presentes no mangá. Tirando raras ocasiões, esses episódios não são nem um pouco queridos pelo público que constantemente se questiona porque existem tantos filler nas produções?

O principal motivo para a utilização de fillers nos animes como One Piece é para se distanciar do mangá. Muitas vezes durante a produção, o anime acaba chegando muito próximo da obra original, o que pode ser um problema, já que se acontecer uma pausa no mangá, poderia gerar uma parada forçada do anime. Com isso, os fillers ajudam a dar uma distância entre as duas coisas para que a adaptação não precise ser parada bruscamente.

Na maior parte dos casos os animes tem muitos fillers para que ele se distancie do mangá

Apesar de não ser muito querido, existem alguns fillers que dão um pouco mais de construção e espaço para os personagens menores da obra. Esse é o caso dos arcos finais de Naruto clássico que são totalmente fillers, mas mostra Naruto junto de alguns personagens que aparecem menos na produção, como Hinata, Shino entre outros ninjas. Além disso, existem alguns que marcam seu público, como é o caso do episódio de Dragon Ball Z onde Goku e Piccolo vão tentar tirar carteira de motorista, sendo uma jornada divertida.

Mas apesar de alguns pontos positivos, muitos animes utilizam os fillers de uma forma que já deixa seu público desanimado antes mesmo de assistir o episódio. Um exemplo de péssimo uso é durante as batalhas de Enies Lobby em One Piece, onde Chopper está lutando e iria mostrar uma nova transformação do personagem. Apesar de todo mundo estar empolgado, os próximos episódios são filler mostrando Luffy e seus amigos em uma realidade diferente, o que deixou o público frustrado na época.

Confira também: