Polêmica, visual trocado e mais: Por que Jynx gerou controvérsia quando Pokémon surgiu?

Capa da Publicação

Polêmica, visual trocado e mais: Por que Jynx gerou controvérsia quando Pokémon surgiu?

Por Gabriel Mattos

Em mais de 25 anos de história, não foram só os monstrinhos que evoluíram — a franquia Pokémon evoluiu como um todo. Entretanto, se hoje a marca prega a mensagem de respeito a diversidade, nem sempre foi assim. Em seus primórdios, no auge dos anos 1990, o contexto social era completamente diferente e resultou em uma das criaturas mais controversas da franquia: Jynx, o Pokémon de Forma Humana. Mas afinal, por que Jynx gerou tanta polêmica?

Quem é Jynx?

Jynx reproduzia traços racistas. (C. Pokémon)

Introduzido na primeira geração, nos jogos Pokémon Red e Green, Jynx nasceu como uma criatura bem única por incorporar dois tipos que eram escassos na época: o tipo Gelo e o tipo Psíquico. Contudo, isso não resultou em uma grande popularidade, sendo a menos lembrada entre os seus equivalentes: Magmar e Electabuzz.

Na primeira temporada do anime, Jynx teve participações bem pontuais, com seu grande destaque sendo em um episódio de Natal, em que a personagem era uma ajudante do Papai Noel. E precisamente nesta ocasião, a personagem chamou a atenção por seu visual apontado como preconceituoso.

Polêmica

Enquanto o Japão não viu muito problema, a Jynx ofendeu profundamente o ocidente. Seu design logo foi acusado de reproduzir estereótipos racistas por pais, professores e ativistas dos Estados Unidos. Mas o caso mais notável foi da autora negra Carole Boston Weatherford.

“A personagem Jyxn tem decididamente traços humanos: pele preta retinta, grandes lábios rosas, olhos separados, uma juba loira lisa e um corpo violão, completo com um decote e quadris soltos,” disse Weatherford nos anos 2000s, “Em outras palavras, Jynx lembra uma versão drag queen do Little Black Sambo, um estereótipo racista de um livro infantil há muito tempo expurgado das bibliotecas.”

As críticas foram levadas muito a sério pela Nintendo, que temia que a polêmica afetasse a sua imagem como uma marca de família no ocidente. Assim, as participações da Jynx no anime foram rapidamente censuradas e seu visual alterado.

Visual Trocado

A partir da segunda geração, a pele preta de Jynx foi substituída por tons violetas. A mudança veio para reforçar o traço fantasioso da personagem, a afastando da origem racista. A criatura também ganhou uma forma bebê carismática, Smoochum, para incrementar a mitologia da personagem e justificar sua manutenção entre os demais Pokémon.

Mesmo com sua leve redenção, Jynx nunca mais foi vista da mesma forma pela comunidade. Sua participação no anime foi bastante limitada até os dias de hoje. Nos jogos, Jynx não ganhou outras formas, seja uma evolução, forma regional ou qualquer outra revisão significativa.

Leia também: