Pokémon: Por que Mewtwo, clone de Mew, aparece primeiro que sua versão original na Pokédex?

Capa da Publicação

Pokémon: Por que Mewtwo, clone de Mew, aparece primeiro que sua versão original na Pokédex?

Por Gabriel Mattos

Quando Pokémon surgiu, rapidamente se tornou uma febre pelo mundo. Qualquer criança que cresceu nos anos 2000 sabia o nome de todos os 150 monstrinhos, além do misterioso Mew. Na Pokédex, o registro completo das criaturas do jogo, o elusivo Pokémon está listado depois de seu clone, o poderoso Mewtwo, o que causa muita confusão entre os fãs até os dias de hoje. Afinal, por que isso acontece?

A explicação mais superficial é de que Mew foi pensado como um Pokémon secreto. Diferente dos demais monstrinhos disponíveis em Pokémon Red, Blue e Yellow, os primeiros jogos da franquia, Mew não pode ser capturado de nenhuma forma oficial dentro do mapa do jogo. O Pokémon mítico, até os dias de hoje, só pode ser obtido em eventos especiais da Nintendo.

Mew teve um grande destaque na última temporada de Ash – Pokémon Jornadas (C. Pokémon Co.)

Originalmente, o monstrinho sequer estava confirmado para fazer a sua estreia na primeira geração. Em uma entrevista divulgada na Nintendo Power 134, Shigeki Morimoto, programador e designer das criaturas dos jogos de Game Boy da franquia, revelou que inseriu Mew nos momentos finais do desenvolvimento, quando tudo já estava finalizado, o que justifica sua classificação como o Pokémon de número 151 (via Bulbapedia).

“O cartucho estava realmente cheio e não havia espaço para muito mais coisa. Depois que as ferramentas usadas para corrigir erros, que não seriam incluídas na versão final, foram removidas, foram criados minúsculos 300 bytes de espaço livre. Então nós pensamos que poderíamos usar esse buraco para encaixar o Mew. O que fizemos seria impensável hoje em dia!”, revela Morimoto.

Assim, o personagem foi incluído sem que nem a Nintendo soubesse. Entretanto, por mexer no código do game após o processo de correção, Morimoto acabou gerando um erro desconhecido que causou a aparição do Mew nos jogos de alguns jogadores em situações inesperadas. Com isso, a criatura secreta foi descoberta pelos jogadores, que testaram as maneiras mais absurdas para consegui-lo. Depois de um tempo, a Nintendo realizou promoções para distribui-lo.

Mew acabou estrelando o primeiro longa da franquia — Pokémon: Mewtwo Contra-Ataca — ficando conhecido para sempre entre os fãs da animação.

Leia também: