Pokémon: Novo episódio revela como é dentro de uma Pokébola pela primeira vez, veja
Pokémon: Novo episódio revela como é dentro de uma Pokébola pela primeira vez, veja
Para pôr um fim nas teorias
Quando um Pokémon é capturado, é transportado direto para a Pokébola. Na teoria, a esfera é um lugar seguro feito para facilitar o transporte desses monstrinhos pelo treinador. Mas na prática, para onde que os Pokémon são mandados? Um episódio recente da nova temporada, ainda inédita no Brasil, pôs um fim a este mistério.
Como é dentro de uma Pokébola?
A Pokébola funciona como uma dimensão de bolso. Mesmo parecendo pequena por fora, é grande o suficiente por dentro para que um Pokémon consiga descansar de forma confortável até a próxima batalha.
Ao que tudo indica, o visual do interior varia de acordo com o tipo de Pokébola. A Bola Luxo é a única que teve o seu interior diretamente exibido no anime. Conhecida por aumentar a felicidade do Pokémon capturado, o item transporta a criatura para o lounge de um hotel luxuoso, com direito a bebidas e discoteca, bem condizente com o seu nome.
A cena foi exibida no episódio 05 de Pokémon Horizontes, “Eu Encontrei Você, Fuecoco”. Na série, há uma criadora de conteúdo famosa, chamada Nidotina, que explica conceitos básicos do mundo Pokémon para treinadores iniciantes em vídeos curtos. Durante uma empolgada explicação sobre Pokébolas, Nidotina mostra uma imagem de seu Quaxly curtindo na Bola Luxo, solucionando o mistério que roubou o sono de uma geração.
A informação, em si, não é nova, só nunca havia sido visualmente mostrada no anime. Em uma entrevista para a Kotaku, em 2016, Junichi Masuda, produtor dos jogos de Pokémon, havia confirmado que o interior das Pokébolas é como um hotel.
“Eu acho que é razoável assumir que é bem confortável dentro de uma Pokébola, é um ambiente bem confortável,” declarou. “Talvez o equivalente a uma suíte de luxo em um hotel chique.”
Como funciona uma Pokébola?
Além da explicação mais lúdica, há uma versão científica bem mais complicada de como funciona uma Pokébola é um pouco mais avançada — as partículas dos Pokémon são transformadas em ondas eletromagnéticas.
Ao acertar um Pokémon, o raio da Pokébola transforma suas partículas em energia. Assim, mesmo os maiores brutamontes podem ser diminuídos ao tamanho de uma pequena esfera sem problemas.
Uma teoria sugere que este seria o motivo para as Pokébolas mudarem de tamanho. A Pokébola aumenta apenas no momento de liberar ou retornar um Pokémon exatamente por estas transições exigirem mais poder do apetrecho. Quando o monstro está estável em sua forma de energia, a Pokébola encolhe para economizar espaço e poder.
A franquia nunca entrou em grandes detalhes em como a tecnologia das Indústrias Silph conseguem esta proeza, entretanto artes oficiais do anime já mostraram que o interior da Pokébola é completamente espelhado para facilitar o direcionamento da luz.
Leia também: