Pokémon: Nova Série – Protagonistas, vilões e tudo que você pode esperar da temporada sem o Ash

Capa da Publicação

Pokémon: Nova Série – Protagonistas, vilões e tudo que você pode esperar da temporada sem o Ash

Por Gabriel Mattos

Depois de se tornar Campeão Mundial, Ash Ketchum deixará de ser o protagonista do anime de Pokémon. O treinador da cidade de Pallet será substituído por uma dupla de personagens inéditos após a conclusão da temporada atual, Pokémon: Jornadas Supremas, que consagra o herói como Mestre Pokémon. Sem Ash ou Pikachu, a série promete começar uma fase única, completamente de cara nova. E há menos de um mês para a estreia deste novo ciclo, descubra tudo o que já sabemos e o exatamente que esperar da nova temporada do anime.

Os Protagonistas

A mudança foi revelada em dezembro de 2022, pouco depois do lançamento dos jogos Pokémon Scarlet e Violet. Após a transmissão do episódio final de Goh, um arco de despedida para Ash, composto de 11 episódios, foi anunciado, prometendo o retorno de personagens clássicos como Misty e Brock. E junto dos últimos episódios, também foi exibido uma rápida prévia apenas introduzindo os protagonistas da nova história: Liko e Rain.

Liko

Liko e seu Sprigatito (C. TV Tokyo)

Liko nasceu em Paldea e frequenta uma das renomadas escolas da região. Seu parceiro Pokémon é um Sprigatito, o inicial de Grama oferecido pelo Diretor Clavel. E sua melhor amiga, cujo nome ainda não foi revelado, possui um Oshawott, reforçando a natureza cosmopolita de seu colégio.

O objetivo da garota envolve explorar o mundo Pokémon, algo que ela quer fazer por conta própria. Carrega consigo dois acessórios bastante curiosos: uma presilha verde com o símbolo da Liga Pokémon, o mesmo visto no primeiro boné de Ash, e um pingente misterioso que parece ter relação com o fenômeno de terastalização e com o lendário Terapagos, que fará a sua estreia nos games na expansão The Indigo Disk, prevista para ser lançada no final de 2023.

Rain

Rain não teve muitos detalhes revelados, mantendo o ar misterioso (C. TV Tokyo).

Rain (Roy, no original) veio da região de Kanto e acaba envolvido na jornada de Liko de alguma maneira. Seu parceiro Pokémon é o atrapalhado Fuecoco, o inicial de Fogo oferecido pelo Diretor Clavel.

O objetivo do garoto envolve desafiar um certo Pokémon lendário não especificado, possivelmente um Rayquaza brilhante. Possui uma Pokébola misteriosa, diferente de tudo que já foi visto no Mundo Pokémon — toda ornamentada e com um visual bem antigo, seu fecho parece lacrado por uma gema azul e outra vermelha. Será que teremos uma trama similar a da Bola GS?

O cenário

Professor Friede levará os protagonistas em uma fantástica volta ao mundo (C. TV Tokyo).

Não foi confirmado com exatidão em que região se passa a história do novo anime. Considerando o recente lançamento de Scarlet e Violet, muitos fãs acreditam que esta nova fase vai explorar em detalhes a região de Paldea, inspirada fortemente na Espanha. Contudo, a saga Pokémon: Jornadas já mostrou que o anime não seguirá necessariamente a locação dos jogos, uma vez que deixou de lado a região de Galar para explorar todo o Mundo Pokémon.

E este também parece ser o caso de Pokémon: Nova Série. No material enviado à imprensa, a Pokémon Company evitar especificar uma única região para o novo projeto e afirma, com todas as letras, que a aventura vai se passar “por todo o Mundo Pokémon”, sugerindo uma abordagem de exploração mundial, como aconteceu na temporada anterior. E uma peça chave para isto acontecer será o Professor Friede e seu parceiro, o Capitão Pikachu.

Capitão Pikachu e Professor Friede

Friede e Capitão Pikachu unidos (C. TV Tokyo)

Diferente de outros Professores Pokémon, Friede tem um jeito mais descontraído. Sua pesquisa o leva a viajar pelo mundo em um dirigível ao lado do Capitão Pikachu e uma série de outros Pokémon que foi capturando ao longo de sua jornada — incluindo Pawmi, Nosepass, Muk de Alola, Noctowl, entre outros.

Na fórmula do anime, deve funcionar de uma maneira parecida com o Brock: um cara mais responsável com momentos bobos que cuida das protagonistas infantis como um irmão mais velho. Além dos patches de Charizard na jaqueta, um de seus principais Pokémon, carrega no peito o mesmo símbolo que aparece na camisa de Rain, apontando uma ligação direta entre os personagens. Seria Rain seu aprendiz que já estava em jornada antes de conhecer Liko?

Novos vilões: Explorers

Organização Explorers tem um Sigma como símbolo (C. TV Tokyo)

A mais recente adição confirmada no anime é a nova organização vilanesca. Ao longo das aventuras de Liko e Roy, os Explorers vão surgir para causar confusão, substituindo a Equipe Rocket que perseguia Ash Ketchum em uma tentativa de conquistar o Pikachu.

Assim como o Professor Friede, Capitão Pikachu e Liko, o grupo reforça o mesmo tema de exploração, que deve influenciar em seu principal objetivo — até o momento mantido em mistério. A única pista é o símbolo da equipe, um sigma, a letra grega que simboliza a soma na matemática. O nome de seus principais membros também sugere uma ligação com pedras preciosas e uma busca pela forma perfeita: que pode acarretar em uma perseguição do lendário Terapagos.

Zir, Conia e Amethyo

Nova equipe de vilões substitui os Rockets (C. TV Tokyo).

A principal dupla de vilões será Zir e Conia. O nome é inspirado em uma pedra preciosa sintética, a zircônia, que tenta simular a gema natural mais resistente do planeta, o diamante. Não foram revelados grandes detalhes sobre a dupla além de seus parceiros Pokémon: Zir terá um Rhydon; Conia, um Golduck.

Para comandar esta equipe teremos Amethyo, cujo nome é inspirado nas místicas ametistas. Seu parceiro Pokémon tem cores violetas e um ar misterioso como a própria gema: Ceruledge, as lâminas fantasmas de Paldea. Na prévia, o treinador foi visto confrontando Liko. Qual será a verdadeira extensão de seu poder?

Qual pode ser a trama?

Rayquaza Shiny terá algum papel na nova trama (C. TV Tokyo)

No momento, muito pouco foi confirmado sobre a trama de Pokémon: Nova Série. Considerando o tema comum entre os personagens apresentados, a exploração estará no foco da história — o que vai de encontro ao enredo dos jogos Pokémon Scarlet e Violet. Nos games, o jogador é encorajado a explorar a região em busca de um tesouro que represente os seus sonhos.

Três histórias principais se desdobram desta premissa, que podem influenciar a jornada dos protagonistas: Victory Road (“Estrada da Vitória”), Starfall Street (“Rua Cadente“) e Path of Legends (“Caminho das Lendas”).

De acordo com as falas divulgadas nas prévias, Rain deve seguir este último caminho, com o objetivo final de desafiar um Rayquaza Shiny. Nos games, a história é continuada na quest The Way Home (“O Caminho para Casa“), que explora melhor os mistérios dos Pokémon Paradox. Caso seja incorporado no anime, o enredo deve ser explorado por Rain.

A relação de Liko com a escola pode lhe colocar de encontro com a rota da Rua Cadente, que apresenta os delinquentes escolares da Equipe Star. Esta trama também poderia ser substituída pela Equipe Explorers, que parece estar mais ligada a Liko. Por fim, a Estrada da Vitória, a clássica saga dos ginásios, deve ficar com a garota, que demonstrou uma afinidade maior por batalhas nas prévias.

Ash vai voltar no novo anime?

Ash reencontra seus Pokémon clássicos em Jornadas Supremas. (C. Netflix)

Não resta dúvidas que Ash Ketchum não será um protagonista no próximo anime de Pokémon, mas isto não significa que o treinador de Pallet estará de fora da franquia para todo o sempre.

Existe a possibilidade que Ash retorne nos próximos filmes, considerando que a trama dos filmes mais recentes acontece em uma continuidade alternativa, independente da saga principal. E de acordo com o principal produtor do anime, Kunihiko Yuyuama, em uma entrevista a revista Otomedia (via ScreenRant), é só uma questão de tempo até que Ash Ketchum retorne no anime — confirmando uma possível participação do treinador na nova saga.

Ash é o pai de Liko?

Entretanto, não acredite nos rumores de que Ash Ketchum seria o pai da nova protagonista, Liko. O produtor reforçou que, como sempre foi na franquia, Ash será eternamente um menino de 10 anos. Assim, a nova história não se passará no futuro, como muitos especulavam, mas sim no mesmo período em que Ash se tornou um Mestre Pokémon.

Quando estreia o novo anime de Pokémon?

A nova série de Pokémon estreia, no Japão, em 14 de abril. A saga de Ash Ketchum no anime de Pokémon chega ao fim na próxima sexta-feira, dia 24 de março. A partir de então, o anime entrará em um breve hiato de três semanas antes de apresentar a sua nova história. Está empolgado para está nova aventura? Não deixe de comentar!

Leia também: