Pokémon: Os nomes originais de Ash e Gary no Japão são totalmente diferentes e têm significado importante
Pokémon: Os nomes originais de Ash e Gary no Japão são totalmente diferentes e têm significado importante
Nomes originais são homenagens aos bastidores dos games.
Gary Carvalho, o grande rival de Ash Ketchum, retorna no último episódio do anime de Pokémon. O neto do Professor Carvalho participa da despedida da jornada do Campeão de Alola, lhe ajudando a entender o verdadeiro significado do que é ser um Mestre Pokémon. Afinal, depois de resolver suas desavenças, se tornaram amigos — como as pessoas da vida real que inspiraram seus nomes no Japão.
No original, Ash Ketchum se chama Satoshi e Gary Carvalho foi batizado de Shigeru. Caso o nome pareça familiar, não é por coincidência — o treinador prodígio é uma homenagem a Shigeru Miyamoto, criador de Super Mario, The Legend of Zelda e outros clássicos da Nintendo.
Como veterano renomado na empresa, após alavancar uma sequência de sucessos, Miyamoto foi designado para ajudar o criador de Pokémon a aperfeiçoar os primeiros jogos da franquia: Pokémon Red e Green. Assim, o desenvolvedor acabou sendo visto como um mentor e rival a ser alcançado por Satoshi Taijiri — o criador de Pokémon foi a inspiração para o nome de Ash Ketchum.
A escolha tem um significado especial porque a essência da franquia, que envolve a captura de monstrinhos, foi inspirada na infância de Satoshi colecionando insetos. Então, de certo modo, Ash representa exatamente esse período inocente na vida de Satoshi, o que explica seus eternos 10 anos.
A jornada de Ash Ketchum no anime terminou no Japão na última sexta, 24 de março. Entretanto, os episódios finais de Pokémon: Jornadas Supremas ainda não chegaram no Brasil, com previsão de estreia para os próximos meses na Netflix.
Leia também: