Pokémon: Por que Misty foi substituída, mas Brock não, em determinada fase do anime?
Pokémon: Por que Misty foi substituída, mas Brock não, em determinada fase do anime?
Companheira de Ash retorna para fase final do anime.
Com sua jornada próxima do fim, Ash Ketchum reencontra seus antigos companheiros Brock e Misty em seus últimos episódios como protagonista do anime Pokémon. O momento nostálgico trouxe de volta doces lembranças do trio desbravando juntos grandes desafios, antes de se separarem em Pokémon Master Quest. Porém, enquanto Misty nunca retornou ao protagonismo, Brock continuou acompanhando Ash por mais duas temporadas. Por quê?
Por que Misty saiu de Pokémon?
De acordo com o roteiro, Misty precisou deixar o Ash por dois motivos: sua bicicleta havia sido consertada, encerrando a dívida que lhe acorrentava ao Ash, e o Ginásio de Cerulean precisava de uma nova Líder. Como suas irmãs sairiam em uma turnê, o ginásio ficaria sozinho e a amante de Pokémon aquáticos largou tudo para cuidar dos negócios da família — assumindo novamente o cargo de Líder de Ginásio.
Contudo é altamente provável que questões de marketing tenham sido o verdadeiro motivador por trás da decisão de aposentar a personagem. Afinal, no fundo, o anime existe principalmente como forma de divulgar a franquia, tanto os jogos quanto os colecionáveis.
Como os jogos Pokémon Gold e Silver foram pensados como uma continuação para Pokémon Red e Blue, fazia sentido manter os mesmos protagonistas no anime para dar essa ideia de continuidade. Porém, quando Pokémon Ruby e Sapphire foram lançados, a situação era diferente.
Os novos games foram projetados como um novo começo para a franquia e sequer contariam com Pokémon antigos, nos planos originais. E acima de tudo, os Concursos Pokémon foram introduzidos como o principal minigame dos títulos e também uma forma alternativa de se relacionar com os monstrinhos. Assim, era necessário incluir uma personagem no elenco para divulgar os Concursos, quase uma garota propaganda que mostraria como essa novidade era empolgante — assim surgiu a May.
Por que Brock não foi substituído inicialmente?
Brock ainda se manteve na franquia por mais dois arcos — Pokémon Rubi e Safira, em que viajou ao lado de May, e Pokémon Diamante e Pérola, junto a Dawn. Pode parecer estranho que o melhor amigo de Ash não tenha partido junto de Misty, mas esse parece ter sido o plano original.
Afinal, Brock também se despede em Pokémon Master Quest para assumir o Ginásio de Pewter. O cuidador está ausente dos primeiros episódios de Pokémon Advanced, mas logo retorna no quarto episódio com uma desculpa esfarrapada. Tudo indica que a ideia era substituir definitivamente Brock por Max, o irmão mais novo de May, mas o menino simplesmente não poderia cumprir todas as mesmas funções no roteiro.
Assim como Brock, Max é responsável e inteligente, balanceando a impulsividade de Ash e May. Porém, o veterano conseguia cumprir o papel de autoridade na equipe de uma forma que Max jamais poderia — como um adulto. Brock cozinhava para todos, cuidava dos Pokémon feridos e ainda oferecia valiosos conselhos que ajudavam Ash a se tornar um treinador melhor.
Assim, os planos precisaram ser revistos para incluir Brock. Posteriormente, um episódio extra de Pokémon Chronicles foi lançado para justificar o retorno de Brock a história sem os antigos Pokémon, confiando o Ginásio de Pewter a seu irmão Forrest após resolver uma confusão com sua mãe sem noção.
Eventualmente, Brock foi substituído pelo Líder de Ginásio Cilan, em Pokémon Preto e Branco, que cumpria exatamente os mesmos requisitos narrativos que o veterano. Tanto Cilan, quanto Misty e Brock, retornam para a reta final de Jornadas Pokémon, que estreia esse ano na Netfilx.
Leia também: