Pokémon: Artista revela que evolução do Torchic foi feita para “decepcionar” jogadores
Pokémon: Artista revela que evolução do Torchic foi feita para “decepcionar” jogadores
Design foi inspirado em experiência frustrante dos anos 1990
Entre as mais de 1.000 criaturas, fica difícil escolher um Pokémon favorito. Contudo, os iniciais da franquia, em especial, tem uma leve vantagem na disputa pelo carinho do público, devido à sua importância para dar início a trama de todo jogo. Cada um possui seu próprio grupo de fãs, do Bulbasaur ao Quaxly, mas parece que a equipe por trás de Pokémon Ruby e Sapphire pretendia desapontar propositalmente os fãs com a evolução de um monstrinho bem popular: o Torchic.
Mais curiosidades de Pokémon:
A revelação veio do próprio Ken Sugimori, principal artista responsável pelas ilustrações oficiais de divulgação de todas as criaturas de Pokémon. O desenvolvedor acabou se envolvendo na produção da grande maioria dos Pokémon, sendo diretamente responsável pela criação de grande parte, como é o caso do Torchic (via Did You Know Gaming).
De acordo com Sugimori, a ideia era replicar a experiência que crianças tinham ao cuidar de pintinhos coloridos, muito populares em feiras no Japão e no Brasil até o final dos anos 1990.
“Acredito que as pessoas da nossa geração certamente tiveram experiência de comprar pintinhos coloridos. Então, [Torchic é] laranja e, assim como um pintinho colorido de verdade, ele começa fofo, depois se transforma em algo feroz e difícil de olhar”, revelou Sugimori. “Queríamos recriar essa experiência, o que resultou em Torchic, Combusken e Blaziken. Queríamos que as pessoas que os criassem sentissem essa sensação de decepção.”
Ironicamente, como a primeira evolução final de um inicial do tipo Fogo com o tipo Lutador como secundário, Blaziken acabou se tornando um dos monstrinhos mais populares do público em todo o mundo por muitas gerações.
O favoritismo do Pokémon foi bastante favorecido pela jornada de May no anime, que acabou passando pela mesma experiência de frustração ao ver seu doce inicial evoluir. No final, a coordenadora aceita Blaziken como é, despertando a empatia do público.
Mas e você? Ficou decepcionado com o visual de Combusken e Blaziken? Qual é o seu inicial favorito? Não deixe de comentar!
Leia também: