Pokémon: Por que a carta Pikachu de Aniversário foi banida dos torneios? Entenda
Pokémon: Por que a carta Pikachu de Aniversário foi banida dos torneios? Entenda
Uma das primeiras cartas a ser banida no Pokémon TCG possui efeito especial no aniversário do jogador.
Como a maioria dos jogos comerciais, o maior jogo de cartas de Pokémon, Pokémon TCG, tem uma lista de banimentos feita para impedir o uso de cartas consideradas superpoderosas em torneios oficiais. Mas você sabe qual foi o real motivo da carta conhecida como Surpresa de Aniversário de Pikachu ter sido banida?
Outros banimentos
Geralmente, cartas são banidas em torneios devido às possíveis brechas para abuso dos jogadores, como uma carta de Yu-Gi-Oh chamada Yu-Jo Friendship, onde o jogador tinha que oferecer um aperto de mão ao oponente e ganhava pontos de vida se o aperto de mão fosse aceito.
A lista de banimentos doPokémon TCG, de 2002, contém três cartas no site oficial da Wizards of the Coast (via Screen Rant). Uma delas foi Ancient Mew, que foi banida por conta de seu texto ser escrito em código. Sneasel foi outro, por ser muito poderoso. A terceira carta da lista chama-se Pikachu de ____ e foi banida devido à sua mecânica incomum.
Surpresa de Aniversário de Pikachu
Primeiramente, precisamos explicar a razão pela qual o Pikachu de ____ tem um nome tão incomum. Na verdade, a carta foi feita para o jogador escrever seu nome no espaço sublinhado, e também possui um espaço na parte inferior do cartão para o jogador escrever sua data de aniversário. Se a Surpresa de Aniversário for usada no aniversário do jogador, ele jogará uma moeda e causará 50 de dano extra se cair cara.
Dessa forma, o Pikachu de ____ não é uma carta poderosa, principalmente se comparado ao Sneasel, que também está na lista de banimentos. A razão pela qual a carta foi banida dos torneios provavelmente foi para evitar situações em que os jogadores teriam que provar que era realmente seu aniversário, já que alguns jogadores anotavam o dia em que o torneio aconteceria para tentar utilizar o poder especial.
Este nível extra de verificação estaria atrasando os jogos do torneio, além de levar a situações em que os juízes teriam de checar a autenticidade da identificação. Ou seja, a carta tinha potencial para ser uma grande dor de cabeça para todos os envolvidos, então não é surpresa que tenha sido banida nas partidas oficiais do Pokémon TCG.
Aproveite e leia também