Uma das piores frases ditas em filme dos X-Men originalmente fazia muito mais sentido

Capa da Publicação

Uma das piores frases ditas em filme dos X-Men originalmente fazia muito mais sentido

Por Leo Gravena

Durante o desenvolvimento de X-Men, o primeiro filme da equipe pela 20th Century Fox que estreou em 2000, o roteiro do filme foi reescrito e alterado várias vezes e Joss Whedon, criador de Buffy: A Caça-Vampiros e diretor de Os Vingadores, escreveu uma versão que foi completamente ignorada pelo filme – exceto por dois momentos. Enquanto um é bastante amado, o outro é considerado uma das piores frases ditas em um filme da equipe.

Segundo uma reportagem do Entertainment Weekly anos atrás, o roteiro de Whedon foi rejeitado pelo estúdio por causa do tom cheio de referências à cultura pop e com frases ácidas e inteligentes, no estilo de Buffy. Outras informações sobre o roteiro original do diretor é que ele traria um romance entre Wolverine e Tempestade, Magneto criaria um santuário mutante em Manhattan e Jean Grey assumiria o manto de Fênix no final.

Contudo, apenas dois diálogos se mantiveram quando o roteiro foi completamente reescrito. A primeira é a resposta de Wolverine para quando Ciclope questiona se ele é a Mística – que se tornou uma das cenas mais lembradas do longa; a segunda é a frase também memorável da Tempestade quando derrota o Groxo.

Tempestade segundos antes de eletrocutar um sapo em X-Men (2000)

“Sabe o que acontece com um sapo quando é pego por um raio? O mesmo que acontece a todo o resto”, diz a Tempestade logo antes de eletrocutar o Groxo e jogá-lo para fora da Estátua da Liberdade. Whedon confirmou em 2001 que ele havia escrito a frase, mas segundo o diretor e roteirista, a culpa da cena ter ficado “ridícula” foi de Halle Berry. Segundo ele, ela deveria ter sido dita de forma mais natural e não “como se ela fosse Desdêmona”, disse em referência à personagem de Otelo, de Shakespeare.

Segundo os rumores sobre o roteiro original do filme, Groxo (cujo nome no original é Toad, que pode ser traduzido apenas como “Sapo”) ficava atiçando seus oponentes com frases óbvias sobre si mesmo, de forma bem semelhante à resposta da Tempestade. Porém, como essas cenas foram cortadas, a frase não faz muito sentido no filme.

Groxo (Ray Park) em cena de X-Men.

De qualquer forma, Whedon está bastante errado sobre o problema ser a entrega de Berry. Como podemos ver no filme, Groxo havia acabado de incapacitar Jean Grey e o Ciclope, além de ter sido um grande problema para a Tempestade, de forma que uma entrega mais “casual” e relaxada da frase, além de não fazer sentido no momento, continuaria tão estranha quanto no corte final, já que ela não se conecta a nenhum momento anterior do longa.

E você, acredita que a frase é icônica, ou deveria ter sido alterada? Não deixe de comentar!

Confira também: