Pikachu: O significado por trás do nome do mascote de Pokémon

Capa da Publicação

Pikachu: O significado por trás do nome do mascote de Pokémon

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Pokémon é uma das franquias mais populares do mundo e atualmente existem mais de 1000 monstrinhos diferentes que aparecem nos jogos ou nos animes da obra. Mas entre os mais populares está Pikachu, o mascote de Pokémon, que estampa boa parte dos produtos da franquia. Devido à sua popularidade, muitos pensam sobre qual o significado de seu nome, algo que é bem condizente com o tipo de criatura que ele é.

O nome Pikachu em japonês é a união de Pika e Chu. Pika-Pika é uma onomatopeia para o som de eletricidade, enquanto Chu é o som que alguns animais pequenos como roedores fazem. O Pokémon tem um visual inspirado em roedores como esquilos, enquanto é do tipo elétrico, tendo até mesmo um rabo no formato de um raio, unindo muito bem seu visual com o significado de seu nome.

O nome Pikachu vem da união do som de um roedor com a onomatopeia do barulho de um eletricidade

Durante algum tempo, muitas pessoas pensaram que o nome Pikachu vinha da inspiração em Pika, um mamífero que vive nas regiões montanhosas da Ásia e América do Norte, mas isso já foi desmentido pelo criador do personagem.

Pikachu é um dos Pokémon mais populares da obra e muito disso se dá ao fato de que ele foi o companheiro de Ash, que foi o protagonista do anime da franquia por mais de 20 anos. Este ano, a produção passou por algumas mudanças, trazendo a despedida de Ash e colocando dois novos protagonistas: Liko que é acompanhada por seu Sprigatito e Rain que é acompanhado de um Fuecoco.

Confira também: