Como um estudo usou o Pernalonga para “implantar” memórias falsas nas pessoas

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Como um estudo usou o Pernalonga para “implantar” memórias falsas nas pessoas

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Nossa memória muitas vezes pode nos enganar, imaginando alguns detalhes que nunca aconteceram ou até eventos inteiros, como é o famoso caso de muitos lembrarem da transformação de Goku em Super Saiyajin 3 ser cortada pelo plantão do 11 de setembro. Mas um estudo feito em 2006 utilizando a Disney e o Pernalonga, demonstra como é fácil “implantar” memórias falsas nas pessoas.

O estudo foi divulgado pelo ABC News onde os professores de psicologia Jacquie Pickell e Elizabeth Loftus reuniram 120 pessoas que haviam visitado a Disneylândia ou o Disney World, para participar de um teste que não foi dito para eles o que exatamente seria. As pessoas foram divididas em quatro grupos, onde cada um teria que fazer algo um pouco diferente.

O primeiro era somente ler um anúncio da Disneylândia, o segundo precisava ler o mesmo anúncio, mas agora com um Pernalonga de papelão na sala. O terceiro leu um anúncio falso do parque contendo o Pernalonga e o último trazia o personagem dos Looney Tunes na sala e também no texto. Depois da leitura todos os participantes foram perguntados se viram o coelho no parque ou até mesmo se apertaram a mão dele no local.

Diversas pessoas que leram um anúncio da Disneylândia que continha o Pernalonga, acreditou que viu o personagem no parque

Um terço dos participantes que leram o anúncio com Pernalonga disseram que se lembram de pelo menos ter se encontrado com o personagem na Disneylândia, sendo 30% do terceiro grupo e 40% do segundo. Enquanto isso, o primeiro grupo apresentou 8% de pessoas que acreditaram no Pernalonga, enquanto o segundo teve somente 4%. Por fim, somente 10% das pessoas conseguiram ver o esquema por trás dos anúncios e o personagem de Looney Tunes, que pertence a Warner Bros., mostrando como é fácil manipular memórias.

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