A Pequena Sereia: Maquiador do filme responde críticas sobre visual de Ursula
A Pequena Sereia: Maquiador do filme responde críticas sobre visual de Ursula
“Porque não posso fazer um trabalho tão bom quanto um artista queer?“, indagou o maquiador
Após um vídeo compartilhado pela Disney mostrando a criação da maquiagem da Ursula de Melissa McCarthy para o live action de A Pequena Sereia, muitos fãs compartilharam sua insatisfação com o visual da personagem; críticas essas que foram respondidas pelo artista de maquiagem Peter Smith King, que ficou bastante incomodado, principalmente, com as críticas que diziam que um maquiador queer teria feito um trabalho melhor.
Em entrevista com o Insider, Peter Smith King falou sobre as duras críticas que recebeu em relação ao visual de Ursula, principalmente as que diziam que um artista de maquiagem queer teria feito um trabalho melhor. A demanda de parte dos fãs vem do fato que o animador da versão animada do filme da Disney, Rob Minkoff, se inspirou na icônica drag queen Divine para criar o visual da personagem.
Após o vídeo mostrando a criação do visual ir ao ar, vários fãs criticaram a escolha tanto de King quanto de sua criação, declarando que o cargo deveria ter ficado com um artista dentro do meio LGBTQIA+, que pudesse honrar tanto Divine quanto Minkoff, na hora de desenvolver o visual da icônica vilã.
“Eu acho isso muito ofensivo,” disse King. “Porque não posso fazer um trabalho tão bom quanto um artista queer? Isso é ridículo. Isso é tentar reivindicar [a personagem] e está tudo bem, se isso é o que eles querem fazer, mas não botem as pessoas para baixo por não serem o que querem que elas sejam.
Pessoalmente, eu não entendo. Sim, estou muito velho, então está tudo bem, eu entendo isso, também, mas sabe, artistas ou designers de maquiagem podem fazer maquiagens, eles não precisam ter uma ligação com a natureza do que estão fazendo. “
Peter Smith King também revelou que ele e McCarthy falaram sobre a Ursula e o visual da vilã para o remake live action. “Nós discutimos tudo,” disse. “Nós dois rimos sobre o quanto amamos drag queens e maquiagem de drag e coisas do tipo. Mas [o visual do filme] não foi baseado em nenhum ato de drag”.
Ao dizer que o visual da personagem no novo filme não foi baseado em Divine, ele também revelou ter conhecido a icônica drag antes de sua morte em 1988. Anteriormente, McCarthy disse que sua atuação como a bruxa do mar foi inspirada por drag queens.
https://twitter.com/DisneyStudios/status/1658532772481204224
Nas respostas do vídeo compartilhado pela Disney, as principais críticas vem de artistas drag, inclusive algumas estrelas de RuPaul’s Drag Race; as queens Art Simone e Kerri Colby foram algumas das principais críticas, com a segunda dizendo que a Ursula de King explica “porque devemos contratar artistas queer iniciantes com um pulso no presente e uma visão para o futuro mais vezes”.
A Pequena Sereia já está em exibição nos cinemas.
Confira também: