Papa-Léguas: Todos os episódios do desenho animado precisavam seguir algumas regras, entenda
Papa-Léguas: Todos os episódios do desenho animado precisavam seguir algumas regras, entenda
Todos os episódios de Papa-Léguas precisavam seguir 9 regras!
Entre os vários personagens marcantes de Looney Tunes temos o Coiote que está sempre tentando capturar o Papa-Léguas utilizando vários planos mirabolantes, que resultam em sua humilhação. Os episódios envolvendo os dois personagens sempre seguiam a mesma ideia, então o espectador já sabia o que ia acontecer, só não sabia como. Mas a semelhança existe muito porque os animadores precisavam seguir uma lista de regras para o desenho.
No livro Chuck Amuck: The Life and Times of an Animated Cartoonist, Chuck Jones, criador de grande parte dos personagens de Looney Tunes, revela a lista de 9 itens que todos os episódios de Papa-Léguas deveriam seguir. As regras começam dizendo que o corredor não pode machucar o Coiote, somente fazer o seu “Beep-Beep”. Depois é dito que somente a inaptidão e as falhas dos produtos ACME podem afetar o Coiote e ele poderia parar a qualquer momento se não fosse um fanático.
Qualquer tipo de ferramenta utilizada deve vir da ACME, não pode existir diálogos além do “Beep-Beep!” e o Papa-Léguas tem que estar sempre na estrada. Todas as ações devem acontecer no habitat natural dos dois personagens, o sudoeste do deserto Americano e, por fim, sempre que possível fazer da gravidade o pior inimigo do Coiote e fazer com que ele seja mais humilhado do que machucado.
Nas inúmeras versões de Looney Tunes que foram lançadas ao longo dos anos é possível ver com clareza cada um desses itens moldando os episódios desses personagens. Em tempos mais recentes, pode até ter surgido algumas alterações nessas regras, mas ainda assim os animadores ainda seguem as ideias deixadas por Chuck Jones.
Confira também: