Pantera Negra 2: Ryan Coogler explica decisão por trás da causa da morte de T’Challa no filme
Pantera Negra 2: Ryan Coogler explica decisão por trás da causa da morte de T’Challa no filme
Diretor contou o que motivou a escolha
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre finalizou os lançamentos cinematográficos do MCU em 2022. Mais que isso, o filme teve a difícil tarefa de continuar a história dos personagens de Wakanda após o falecimento de Chadwick Boseman, protagonista do primeiro longa. Ao invés de reescalar um ator para o papel de T’Challa, a produção optou por lidar com a morte do personagem em sua trama — e, agora, o diretor Ryan Coogler explicou a decisão por trás da causa da morte apresentada para o rei de Wakanda no filme.
Em Wakanda Para Sempre, é revelado logo no início que T’Challa faleceu por causa de uma doença, que não é especificada na história. O diretor contou que essa causa era importante para o arco de Shuri, já que caso o herói tivesse morrido em batalha, ela poderia culpar outra pessoa pela morte do irmão.
“Nós queríamos manter tudo simples,” Coogler disse em entrevista ao The New York Times. “No fim, o que importava era que ela [Shuri] tinha a expectativa nela mesma de ser capaz de resolver e falhou. E não queríamos que ela tivesse outro lugar para colocar sua raiva. Se outra pessoa tivesse acabado com T’Challa, Shuri teria ido atrás dessa pessoa. Nós queríamos que fosse uma situação onde o único lugar para ir era interno.”
Joe Robert Cole, corroterista do longa, também falou sobre o motivo para o filme lidar logo de cara com essa situação, explicando:
“Apenas praticidade, todo mundo estava esperando para ver como íamos lidar com isso [a morte de T’Challa], então fazer logo de cara fazia sentido. Em termos de personagens, precisávamos introduzir uma versão diferente de Shuri. Estamos mostrando o momento em que ela se torna uma pessoa diferente da que conhecemos antes. Ela é a pessoa mais inteligente do mundo, mas não consegue salvar seu irmão. O que isso faz com você?”
A mudança na personagem era de grande importância para o tipo de discussão sobre luto que o filme queria apresentar, de acordo com o diretor:
“Nós queríamos ter uma conversa emocionalmente inteligente. É sobre a qualidade transformativa do luto e do trauma. Existe essa expectativa com trauma emocional de que você só precisa de tempo. ‘Oh, dê a ele algumas semanas de folga; ele vai voltar ao trabalho e voltar ao normal’. Mas aquela pessoa se torna completamente diferente em alguns aspectos. Você só não vê porque a mudança não é visível.”
Em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, a trama tem foco em Shuri, vivida por Letitia Wright, enquanto a personagem lida com o luto após a perda do irmão, bem como com a ameaça apresentada pelo reino de Talokan, liderado por Namor (Tenoch Huerta). O filme permanece em cartaz em alguns cinemas do Brasil.
Veja também: