Oscar: Por que a premiação leva esse nome?
Oscar: Por que a premiação leva esse nome?
Apesar de ser o “apelido” da premiação, “Oscar” já se tornou muito mais popular que seu nome verdadeiro!
Nesse começo de ano, o mundinho cinéfilo não fala em outra coisa que não seja a temporada de premiações, que vai culminar em março com a exibição da 95ª edição do Academy Awards, cerimônia que premia as maiores estrelas e filmes do ano. Contudo, muitos não conhecem a premiação por seu nome oficial, e sim por seu apelido – o Oscar. Mas como surgiu isso?
A primeira cerimônia do Oscar foi sediada em 1929, premiando os filmes dos dois anos anteriores. Seu nome oficial, Academy Awards, faz referência à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, órgão responsável pela organização, votação e pela cerimônia em si, que está em atividade desde 1927 (via Hola!).
Porém, durante seus primeiros anos de exibição, o Oscar era conhecido apenas como Academy Awards. Quando os prêmios eram entregues aos artistas e executivos do mercado audiovisual, eles eram chamados de Academy Award of Merit – ou, em uma tradução aproximada, Prêmio de Mérito da Academia. Mas isso mudou em 1939.
Quase uma década após a formação da primeira cerimônia, Margaret Herrick – a diretora executiva da Academia – disse que a estatueta entregue para os artistas tinha uma semelhança muito forte com seu Tio Oscar. Desde então, o prêmio passou a ser chamado de Oscar, e a cerimônia ficou conhecida assim no Brasil. Nos Estados Unidos, é muito comum ver a citação aos Oscars – sim, no plural.
De acordo com dados históricos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, quando a organização foi criada em 1927, os membros do comitê decidiram que o prêmio devia ser “um troféu majestoso“. Dessa forma, Cedric Gibbons – que era diretor de arte da MGM – fez o modelo original, com uma silhueta masculina segurando uma espada e montado em cima de um pedestal composto por películas de filme.
De lá para cá, o prêmio recebeu algumas pequenas alterações. Todas as estatuetas são forjadas na Fundição de Artes Refinadas Polich Tallix, localizada em Nova York. Os troféus têm 34,29 centímetros de altura e pesam cerca de 3,85 quilogramas. Elas são feitas de bronze maciço e são revestidas por uma camada de ouro 24 quilates.
O Oscar 2023 será sediado no dia 12 de março.
Abaixo, veja também: