Premiação do Oscar deve incluir categorias de dublês em breve, garante diretor de John Wick
Premiação do Oscar deve incluir categorias de dublês em breve, garante diretor de John Wick
Diretor promete negociar pessoalmente com membros da Academia
O mundo do cinema é composto por diversos talentos e habilidades, mas há uma categoria que ainda não recebeu o merecido destaque em grandes premiações como o Oscar: os dublês. Apesar de seu papel crucial nas cenas de ação e efeitos práticos, mesmo após 95 edições, ainda não há uma categoria específica para premiar o trabalho desses profissionais. No entanto, o diretor Chad Stahelski, conhecido por John Wick, acredita que a situação está prestes a mudar.
Melhor Dublê no Oscar
Em entrevista recente ao ComicBookMovie, Stahelski garantiu que é “inevitável” a inclusão de categorias para dublês no Oscar, como possivelmente Melhor Dublê e Melhor Coreografia. Contudo, após uma rápida pesquisa, o diretor descobriu que ainda não houveram sequer conversas diretas entre representantes da Academia e profissionais do mundo dos dublês para abordar a questão.
Por ter vindo de uma carreira extensa como dublê, Stahelski tomou para si o desafio de funcionar como uma ponte entre as categorias. O diretor assumiu a responsabilidade de iniciar reuniões com membros da Academia para promover a discussão sobre a inclusão das premiações para dublês.
“Nos últimos três meses, nós viemos conversando com membros da Academia, pegando o lado mecânico, colocando essa gigante máquina para funcionar para ter essas conversas de novo e de novo, para ser justo e claro com ambos os lados. Os dois lados tem sido incrivelmente positivos. Não tem ninguém que eu encontrei até o momento que pense de forma antagônica a esse assunto. Tipo, todo mundo em ambos os lados quer que aconteça.”
Com isso, Stahelski ficou otimista em relação aos progressos já realizados e acredita que esse reconhecimento pode se tornar uma realidade nos próximos anos, possivelmente já nas próximas edições do Oscar.
“Acho que, pela primeira vez, fizemos um verdadeiro progresso para fazer isso acontecer. Eu acho que é algo que pode acontecer já no próximo Oscar, sabe, ou pelo menos no que vem depois. No máximo, nos próximos três ou quatro anos,” declarou.
Enquanto aguardamos por essa possível mudança, poderemos voltar a conferir as habilidades de Stahelski em seu próximo filme, Ballerina, que chegará aos cinemas em 6 de junho de 2024.
Leia também: