Os Anéis de Poder: Amazon ganha processo contra autor que acusava a série de plágio
Os Anéis de Poder: Amazon ganha processo contra autor que acusava a série de plágio
Escritor acusava a empresa de ter plagiado livro inspirado em O Senhor dos Anéis
Após ser acusada por um escritor de ter plagiado seu livro em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, a Amazon saiu vitoriosa dos tribunais. O processo também envolveu os espólios do escritor J. R. R. Tolkien em uma longa batalha judicial sobre direitos autorais da franquia O Senhor dos Anéis.
Tudo começou em abril deste ano, quando Demetrious Polychron alegou que seu livro The Fellowship of the King (A Sociedade do Rei, em tradução livre), tido por ele como uma sequência de O Senhor dos Anéis, teria sido plagiado pela Amazon durante a produção da série Os Anéis de Poder.
Polychron entrou com um processo contra a empresa e os espólios de Tolkien, acusando-os de terem roubado ideias de seu livro e infringido direitos autorais. Agora, segundo informações da Variety, veio à tona que, em agosto, o escritor teve seu pedido rejeitado pela corte da Califórnia, EUA.
Em resposta, o espólio de Tolkien entrou com um pedido judicial contra Demetrious Polychron, acusando o autor de ter infringido os direitos autorais da franquia. Polychron perdeu o processo, recebendo uma liminar permanente para que ele não “copiasse, vendesse, exibisse ou explorasse de qualquer forma” as histórias de Tolkien em suas obras.
O escritor também foi obrigado a destruir toda e qualquer cópia física ou digital de seu trabalho. Além disso, Polychron terá que pagar cerca de US$ 134,6 mil em honorários advocatícios a Amazon e a Tolkien.
Aproveite também: