Os Anéis de Poder: Série do Prime Video contratou terapeutas para ajudar atores que sofreram ataques racistas
Os Anéis de Poder: Série do Prime Video contratou terapeutas para ajudar atores que sofreram ataques racistas
Os ditos “fãs” da franquia infernizaram a vida de vários membros do elenco…
Desde que O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder foi lançada no Prime Video, a série gerou uma dose grande de polêmicas e controversas. De um lado, fãs mais puristas ficaram incomodados com algumas mudanças no lore da saga criada por J.R.R. Tolkien. Já por outro, racistas usaram as redes sociais para infernizar a vida de vários atores não-brancos contratados para papéis centrais na história.
Uma das pessoas mais afetadas foi Ismael Cruz Córdova, que deu vida ao elfo Arondir na série. Em entrevista à Variety, o ator disse que a pressão e os ataques foram tão pesados que a própria Amazon contratou uma terapeuta para auxiliar os atores no set de filmagens:
“Você precisa de apoio quando essas coisas acontecem porque as vozes são tão altas e elas estão vindo atrás de você por vários lugares diferentes. Eu adorei ver ela lá, por mais que nós não tenhamos conversado. Eu sabia que havia alguém ali me vendo completamente. E não só como um ator.”
Arondir não foi o único personagem negro incorporado à mitologia da Terra-Média na série do Prime Video. Entre outras adições, estão em destaque a Princesa Disa, uma líder dos anões, que foi vivida por Sophie Nomvete, bem como o pé-peludo Sadoc, interpretado por Lenny Henry.
Quanto aos ataques que sofreu, Córdova diz que não se sente fechado para comentá-los – na verdade, ele tenta trazer o assunto à tona justamente para conscientizar o público e impedir uma escalada de ódio contra os atores, que estão apenas fazendo seu trabalho. Na entrevista, ele comentou sobre algumas das coisas terríveis que fizeram contra ele:
“Doeu. Afetou minha saúde psicológica, mental e física. Isso é algo sobre o qual eu estou muito, muito aberto a falar, para que as pessoas saibam que o que elas falam na internet machucam as pessoas, têm um impacto real sobre nós. Tentaram hackear minhas contas no banco. Meu PayPal foi hackeado. Meus amigos receberam mensagens. Recebi ameaças de morte. Me mandaram coisas por correio. As pessoas encontraram meu endereço. Foi muita coisa.”
Não é de hoje que racistas e supremacistas se acham no direito de tomar para si todas as propriedades da cultura pop – basta ver, por exemplo, toda a onda de hate sofrida por Halle Bailey depois que foi confirmada no papel de Ariel no remake live-action de A Pequena Sereia.
Em um de seus vídeos mais assistidos, o palestrante, videomaker e roteirista Thiago Guimarães (@orathiago) fala um pouco sobre as polêmicas acerca da série de O Senhor dos Anéis e como a escalação de atores não-brancos gerou “revolta” nas redes sociais:
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder retorna para sua segunda temporada em breve, no Prime Video.
Abaixo, veja também: