Oppenheimer não tem cenas de CGI, segundo diretor Christopher Nolan

Capa da Publicação

Oppenheimer não tem cenas de CGI, segundo diretor Christopher Nolan

Por Jaqueline Sousa

Oppenheimer chega aos cinemas no próximo dia 20 de julho, marcando o retorno do diretor Christopher Nolan às telonas. O filme vai contar a história do físico que ajudou a desenvolver a bomba atômica na Segunda Guerra Mundial, e o cineasta contou, em uma entrevista ao Collider, que o longa “não tem cenas feitas por computação gráfica”, já que ele optou por focar em efeitos práticos para dar uma maior veracidade à produção.

Conhecido por priorizar efeitos práticos em seus trabalhos, Christopher Nolan decidiu elevar o nível de complexidade de suas tomadas com Oppenheimer. Como a trama vai contar a trajetória de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), que é considerado o pai da bomba atômica, a ideia era recriar os testes feitos pelos cientistas naquela época sem o apoio de CGI, o que de fato aconteceu de acordo com o diretor.

Oppenheimer não tem cenas de CGI, segundo Christopher Nolan.

Nolan já tinha explicado, desta vez em entrevista à revista Empire, sobre como a equipe recriou o Teste Trinity, o primeiro teste de armamento nuclear da história feito pelos EUA em 1945. Segundo o cineasta, foi um momento especial de sua carreira, pois “há algo muito único em estar em um deserto no meio da noite com um grande elenco, fazer algumas explosões enormes e capturar tudo isso”.

Mas é claro que gravar uma cena desse tipo sem usar CGI foi uma tarefa bastante complexa: Nolan precisou recorrer a tecnologias avançadas e inovadoras para conseguir captá-las em preto e branco no IMAX e não ter que contar com o apoio de computação gráfica na pós-produção.

Com direção e roteiro de Christopher Nolan, Oppenheimer é inspirado na biografia American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, do escritor Kai Bird. O elenco conta com Cillian Murphy, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Emily Blunt e muito mais.

Oppenheimer estreia no dia 20 de julho de 2023 nos cinemas brasileiros.

Aproveite também: