Oppenheimer não tem cenas de CGI, segundo diretor Christopher Nolan
Oppenheimer não tem cenas de CGI, segundo diretor Christopher Nolan
O diretor apostou nos efeitos práticos para contar a história do pai da bomba atômica
Oppenheimer chega aos cinemas no próximo dia 20 de julho, marcando o retorno do diretor Christopher Nolan às telonas. O filme vai contar a história do físico que ajudou a desenvolver a bomba atômica na Segunda Guerra Mundial, e o cineasta contou, em uma entrevista ao Collider, que o longa “não tem cenas feitas por computação gráfica”, já que ele optou por focar em efeitos práticos para dar uma maior veracidade à produção.
Conhecido por priorizar efeitos práticos em seus trabalhos, Christopher Nolan decidiu elevar o nível de complexidade de suas tomadas com Oppenheimer. Como a trama vai contar a trajetória de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), que é considerado o pai da bomba atômica, a ideia era recriar os testes feitos pelos cientistas naquela época sem o apoio de CGI, o que de fato aconteceu de acordo com o diretor.
Nolan já tinha explicado, desta vez em entrevista à revista Empire, sobre como a equipe recriou o Teste Trinity, o primeiro teste de armamento nuclear da história feito pelos EUA em 1945. Segundo o cineasta, foi um momento especial de sua carreira, pois “há algo muito único em estar em um deserto no meio da noite com um grande elenco, fazer algumas explosões enormes e capturar tudo isso”.
Mas é claro que gravar uma cena desse tipo sem usar CGI foi uma tarefa bastante complexa: Nolan precisou recorrer a tecnologias avançadas e inovadoras para conseguir captá-las em preto e branco no IMAX e não ter que contar com o apoio de computação gráfica na pós-produção.
Com direção e roteiro de Christopher Nolan, Oppenheimer é inspirado na biografia American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, do escritor Kai Bird. O elenco conta com Cillian Murphy, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Emily Blunt e muito mais.
Oppenheimer estreia no dia 20 de julho de 2023 nos cinemas brasileiros.
Aproveite também: