Oppenheimer: Christopher Nolan responde a críticas por não mostrar o ponto de vista dos japoneses 

Capa da Publicação

Oppenheimer: Christopher Nolan responde a críticas por não mostrar o ponto de vista dos japoneses 

Por Jaqueline Sousa

Desde que Oppenheimer chegou aos cinemas, o filme de Christopher Nolan vem recebendo algumas críticas por não ter apresentado o lado dos japoneses em relação aos trágicos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki após a criação da primeira bomba nuclear. Agora, o diretor finalmente deu uma explicação do porquê não colocou esse ponto de vista no longa estrelado por Cillian Murphy.

Nolan foi questionado a respeito do assunto durante uma entrevista à Variety. De acordo com o cineasta, seu principal objetivo, desde o início, era contar a história de J. Robert Oppenheimer, considerado o pai da bomba atômica, a partir de um olhar subjetivo, ou seja, sob o ponto de vista do próprio cientista, o que excluía a ideia de mostrar as consequências dos bombardeios nas cidades japonesas.

“O filme apresenta a experiência de Oppenheimer de maneira subjetiva”, Christopher Nolan explicou à Variety. “A minha intensão sempre foi manter isso rigidamente. Oppenheimer soube dos bombardeios ao mesmo tempo que o resto do mundo. Eu queria mostrar alguém que está começando a ter uma imagem clara das consequências não intencionais de suas ações. Era tanto sobre o que não mostro, quanto sobre o que mostro.”

Oppenheimer não mostra lado dos japoneses porque o foco está na jornada de Oppenheimer, explica Nolan.

Apesar de não mostrar o ponto de vista dos japoneses, há um momento chave em Oppenheimer onde o físico imagina as consequências devastadoras das bombas atômicas em pessoas conhecidas, algo que dialoga com a subjetividade que o diretor queria passar com a trama.

Contudo, muita gente que assistiu ao filme se questionou a respeito da representação dos bombardeios, como Spike Lee, diretor conhecido por filmes como Faça a Coisa Certa (1989) e Infiltrado na Klan (2018). Lee criticou a decisão de Nolan por deixar de fora o lado japonês, afirmando que “gostaria de ter adicionado mais alguns minutos sobre o que aconteceu com os japoneses” no filme, pois “as pessoas foram vaporizadas” e o trágico acontecimento provocou repercussões mortais.

Dirigido por Christopher Nolan, Oppenheimer é uma cinebiografia de J. Robert Oppenheimer, físico que recebe os créditos por ter criado a primeira bomba atômica do mundo. Além de Cillian Murphy, o elenco tem Robert Downey Jr., Emily Blunt, Florence Pugh e muito mais no elenco.

Aproveite também: