Operação fecha mais de 30 sites de pirataria de animes no Brasil
Operação fecha mais de 30 sites de pirataria de animes no Brasil
Operação teve início em 2019
Apesar de hoje em dia nós termos diversas plataformas de streaming com amplos catálogos de anime e até mesmo voltadas apenas para esse tipo de público e consumo, o fato delas serem pagas faz com que muitas pessoas busquem por um acesso gratuito na internet. Sabendo disso, uma operação foi montada por oficiais e derrubou mais de 30 sites piratas da internet, veja mais detalhes a seguir.
A pirataria é crime, pois viola os direitos autorais das empresas que tem posse sobre as produções. Ainda assim, esta acabou se tornando uma prática comum, já que pessoas continuam driblando as buscas e divulgando na internet diversos materiais para que outros tenham acesso sem pagar pelos meios oficiais, o que vem sendo combatido no Brasil há anos.
Em uma ação direcionada, a CODA (Content Overseas Distribution Association) começou a não só investigar, mas tirar do ar alguns desses sites, focando principalmente nos que fazem a distribuição de animes. A iniciativa policial recebeu o nome de “Operação Animes” e derrubou cerca de 36 sites de uma só vez.
De acordo com o relatório da operação, os sites deixaram de funcionar após o início da investigação e, entre eles, 31 foram fechados de forma direta, enquanto 5 optaram por suspender seu funcionamento após terem recebido um contato policial.
Quando é feita uma pesquisa com o nome de alguns dos principais sites populares que foram derrubados, em alguns casos é possível encontrar uma mensagem da CODA informando que o site foi fechado por violar os direitos autorais.
Confira também: