One Piece: Eiichiro Oda fala sobre os desafios em fazer um live-action

Capa da Publicação

One Piece: Eiichiro Oda fala sobre os desafios em fazer um live-action

Por Flávia Pedro

One Piece é uma franquia de grande sucesso, inicialmente com seus mangás e, posteriormente, com seu anime, que hoje é mundialmente conhecido. Porém, essa não é uma obra muito fácil de se adaptar em outros projetos, já que Eiichiro Oda criou um universo único e repleto de criaturas fantásticas! Agora um live-action acaba de fazer sua estreia na Netflix e Oda explica como foram os desafios nesse processo!

Em uma rara entrevista, Oda compartilhou com o The New York Times como imaginava sua trama e o desenvolvimento dela, principalmente para outros tipos de adaptações, já que a princípio o mangaká não tinha muito interesse nesse tipo de projeto. Porém, ao assistir um filme chamado Stephen Chow (2001), ele mudou de ideia:

“Quando comecei, não achei que fizesse sentido desenhar um mangá que pudesse ser refeito em live-action”, disse Oda. “Mas quando vi o filme [Chow’s], parecia que um mundo estilo mangá ganhou vida.”

Foi com esse filme que ele percebeu que havia tecnologia disponível para que, um dia, One Piece virasse um live-action. Assim, ele buscou uma parceria capaz de fazer One Piece se tornar real!

Primeira temporada vai resumir a introdução dos personagens em oito episódios de aproximadamente uma hora (C. Netflix)

Após inúmeras tentativas de adaptação com Ghost in the Shell, Cowboy Bebop e Death Note – que não foram muito bem recebidas pelo público – a Netflix decidiu apostar em uma parceria com Oda para trazer seu aclamado anime à vida em seu catálogo. Claro que, para o mangaká, os seguidos fracassos da plataforma levantaram dúvidas e o fez ficar ainda mais próximo de toda a produção, ao lado de Matt Owens e Steven Maeda (produtores da série).

“Vários mangás foram transformados em live-action, mas havia um histórico de fracasso; ninguém no Japão poderia citar um exemplo de sucesso. Será que os fãs de “One Piece” — e os espectadores que não conhecem o mangá — aceitariam?” disse ele durante a entrevista “Felizmente, a Netflix concordou que não iria lançar o programa até que eu concordasse que era satisfatório. Li os roteiros, fiz anotações e atuei como cão de guarda para garantir que o material estava sendo adaptado da maneira correta.”

Assim, One Piece live-action levou cerca de 7 anos para ser feito! Diversas cenas foram refeitas, mesmo após o fim das filmagens, justamente porque Oda não as considerava boas o suficiente para serem compartilhadas com o mundo. “Havia tantas coisas que precisavam ser feitas para evitar que as coisas parecessem pouco naturais na ação ao vivo”, acrescentou ele.

Até agora as críticas compartilhadas sobre a série da Netflix não foram ruins, mas sabemos que muitos fãs já estão gostando e aprovando bastante o que viram. Mas e você, já conferiu One Piece live-action? O que achou do que foi apresentado? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: