One Piece: Como Luffy ganhou sua cicatriz no peito?

Capa da Publicação

One Piece: Como Luffy ganhou sua cicatriz no peito?

Por Gabriel Mattos

Atenção: Alerta de Spoilers!

O mundo pirata de One Piece não é para amadores e Luffy aprendeu essa lição da maneira mais difícil. Quem já viu o capitão dos Piratas do Chapéu de Palha pode ter percebido que apesar da expressão sempre alegre, o herói traz uma grande cicatriz em forma de X no meio do peito que esconde um passado de dor. Mas como exatamente ele conseguiu essa marca de guerra?

A explicação oficial da cicatriz de Luffy

Jinbe salva Luffy do fim certo.

Luffy conseguiu sua marcante cicatriz durante o arco de Marineford, que é basicamente a Guerra Infinita do universo de One Piece. Todos os grandes piratas e marinheiros que o protagonista conheceu até então estão de volta para um grande confronto pela vida de Ace, o braço direito do lendário Barba Branca e também o irmão mais velho de Luffy.

Mas nem todo o exército pirata é capaz de impedir a morte de Ace. Para proteger seu irmão, o rapaz morre pelas mãos do Almirante Akainu — o poderoso usuário da Fruta de Magma. Perder Ace mesmo depois de dar tudo de si leva Luffy a um estado profundo de choque, incapaz até mesmo de se mover. E então o garoto precisa ser salvo por um leal aliado, Jinbe.

Luffy fica com um corte no peito que se torna a icônica cicatriz.

O homem-peixe tenta fugir com Luffy, paralisado em seus braços, mas o Almirante Akainu persegue incessantemente a dupla. Com um soco explosivo, magma é projetada pelo pulso do marinheiro e atravessa completamente Jinbe, acertando até mesmo Luffy bem no peito. Os dois caem sobre o mar congelado e quando a fumaça baixa, podemos ver um grande buraco no peito do líder dos Chapéus de Palha. Essa viria a se tornar a cicatriz de Luffy.

O choque da batalha de Marineford mostrou a tripulação do Sunny que eles precisavam urgentemente ficar mais forte. Assim, quando a guerra termina, o grupo decide começar um treinamento intenso, que rende à história um salto temporal de dois anos. Ao retornar, Luffy passa a usar um colete aberto, exibindo com orgulho a cicatriz em forma de X em seu peito. A marca serve de um constante lembrete que ele precisa ficar mais forte para defender aqueles que ama.

A explicação não-canônica

Há também uma explicação não-oficial para a cicatriz de Luffy, que acontece em um episódio do anime que não é inspirado em nenhum capítulo do mangá escrito por Eiichiro Oda. Durante o arco filler Ocean’s Dream Arc, o homem borracha acaba enfrentando seu amigo Zoro em batalha.

O espadachim faz um corte no peito do amigo que daria origem a cicatriz. Entretanto, um corte limpo de espada, como o que aconteceu, nunca daria origem a uma cicatriz tão aberta. Então a única explicação que realmente faz sentido é a mesma que acontece no mangá — Luffy foi atingido no peito por uma explosão de magma de uma Akuma no Mi.

Leia também: