O Senhor dos Anéis: Como exatamente é a aparência do vilão Sauron?
O Senhor dos Anéis: Como exatamente é a aparência do vilão Sauron?
O que os escritos de Tolkien dizem sobre a aparência do antagonista?
Temido por toda a Terra-média, Sauron é a principal ameaça da trilogia O Senhor dos Anéis. O vilão criado por J. R. R Tolkien é uma das figuras mais icônicas da cultura pop, mas você já parou para pensar em qual seria a real aparência do antagonista por baixo da armadura apresentada nos filmes de Peter Jackson?
Por mais que, geralmente, as pessoas associem o nome de Sauron ao Olho, o vilão mais mortal da Terra-média possuí uma forma humana. Na trilogia de Peter Jackson, por exemplo, vemos o personagem no prólogo que mostra a Guerra da Última Aliança, a batalha em que ele foi derrotado pela união entre Homens e Elfos. Além disso, a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder também aproveitou para mostrar sua própria versão do antagonista. Mas, afinal, como é exatamente a aparência física de Sauron de acordo com os livros?
Segundo a criação de Tolkien (via CBR), Sauron teve diversas formas — e diversos nomes — ao longo de sua existência. Uma das primeiras foi a de Mairon, um fiel tenente de Morgoth, o primeiro Senhor Sombrio. Por ser parte dos Maiar, ele podia mudar sua forma constantemente para esconder sua verdadeira natureza do restante do mundo, chegando a assumir visuais vampirescos e animalescos na Primeira Era.
Mas as coisas mudaram com a queda de Morgoth, já que ele precisou mudar de tática para conseguir sobreviver e continuar espalhando o mal na Terra-média sem que o capturassem. Assim, Sauron passou a se chamar Annatar, sua única forma humana que é descrita como sendo bela e encantadora. Foi justamente nessa época que os Anéis de Poder foram criados, já que a aparência angelical de Annatar conseguia ludibriar qualquer um.
Já a última forma de Sauron veio do poder do Um Anel, que conseguiu salvar seu espírito durante a destruição de Númenor. A partir disso, o vilão passou a ter uma forma mais demoníaca e simbólica que basicamente “personificavam” seu ódio. Além disso, apesar de ser representado com uma armadura nos filmes de Peter Jackson, não é isso que consta nos livros de Tolkien, pois Sauron sempre foi tratado como uma espécie de espírito maligno, com exceção de sua forma humana de Annatar.
Aproveite também: