O que aconteceu com Azula após final de Avatar: A Lenda de Aang?
O que aconteceu com Azula após final de Avatar: A Lenda de Aang?
História da personagem continuou em quadrinhos da franquia!
Avatar: A Lenda de Aang deu um fim claro à maioria de seus personagens, confirmando muito das suposições restantes em A Lenda de Korra. Uma personagem cujo fim não é tão óbvio, porém, é Azula. Após seu grande confronto contra Zuko no fim da série, a personagem acaba sendo presa por seu irmão e Katara, mas muita coisa acontece com ela depois disso, como é contado nos quadrinhos da série.
Nas HQs, é mostrado que Azula foi internada em uma instituição dedicada a problemas mentais, ao invés de ser mandada para a prisão. Depois de cerca de um ano internada, Zuko busca pela irmã nos eventos contados em The Search – quadrinho que foca na busca por Ursa, a mãe dos dois. O jovem Senhor do Fogo espera que a irmã possa convencer o pai deles a falar sobre o que aconteceu com sua mãe, mas Azula utiliza a oportunidade para fugir.
Sabendo o que seu irmão pretendia, Azula vai até os antigos aposentos do pai e encontra cartas antigas de Ursa, lendo tudo e queimando em seguida. Assim, ela retorna a Zuko declarando ser sua única chance de encontrar a mãe dos dois, mas exigindo ir com ele em sua jornada para somente então ajudar.
Isso a mantém com o Time Avatar por um tempo, mas Azula continua sendo assombrada por sua mente. Suas alucinações da mãe a convencem de que Ursa está por trás de todos os seus problemas, inclusive a traição de Ty Lee e Mai. Com isso, o objetivo da dobradora de fogo se torna encontrar a mãe e matá-la.
A jornada leva o grupo a descobrir que Ursa havia ido até a Mãe das Faces para ter seu rosto mudado e começar uma nova vida. Ela, então, se tornou Noriko, se casou novamente e teve outra filha – algo que deixa Azula ainda mais perturbada, e faz com que a garota acuse a mãe de substituí-la quando elas se encontram. A princesa tenta matar a mãe, que percebe que de fato cometeu erros em relação à filha no passado, e pede perdão a ela. Isso deixa Azula fica à beira das lágrimas e hesita, dando a Zuko tempo de intervir.
Os irmãos se enfrentam novamente, e a garota provoca Zuko, dizendo que ele teve a chance de matá-la antes. Apesar disso, ele responde que, não importa o quão complexa a relação dos dois seja, Azula sempre será sua irmã. Diante disso, ela para de lutar e decide fugir, embora o dobrador de fogo a peça para ficar, dizendo que quer ajudá-la.
A garota permanece desaparecida até retornar na série de HQs Smoke and Shadow. Ainda em liberdade e se mostrando mais estável mentalmente, Azula ainda assim não desiste dos esquemas e manipulação. Ela usa o pai de Mai, Ukano, para prejudicar a opinião popular sobre o novo Senhor do Fogo, já que o homem permanece leal a Ozai. Apesar disso, sua intenção nunca foi devolver o poder a seu pai.
Frente a frente com Zuko novamente, Azula se apresenta como alguém necessária para que seu irmão seja bem sucedido como Senhor do Fogo. De acordo com ela, sua missão não seria governar a Nação do Fogo, como ela havia desejado anteriormente, e sim servir como uma conselheira das sombras para Zuko. Tudo que ela fez seria com o objetivo de torná-lo mais apto a governar e mais confiante em si – bem como mais autoritário e menos tolerante, características que ela acredita que o tornam mais forte.
Após acabar com o esquema da irmã, Zuko alega que ela havia fracassado, mas Azula discorda. Ela diz que, para conseguir atingir seu objetivo, ele tinha demonstrado quão impiedoso e autoritário poderia ser. No fim, a princesa foge mais uma vez, e sua última aparição nos quadrinhos a mostra disfarçada, assistindo de longe ao pronunciamento do irmão ao povo, antes de desaparecer novamente.
Veja também: