O Menino e a Garça: O que significa o nome do novo filme do Studio Ghibli?
O Menino e a Garça: O que significa o nome do novo filme do Studio Ghibli?
Longa teve título alterado para o lançamento no ocidente
Na última semana, O Menino e a Garça, conhecido como How do You Live? (Como você vive?) no original, foi indicado a categoria de Melhor Animação pelo Globo de Ouro. Dirigido por Hayao Miyazaki, o longa é o mais novo projeto do Studio Ghibli e surpreendeu ao ter uma divulgação bem reduzida, para manter o mistério da obra. Mas afinal, o que significa este nome tão abstrato?
Por que o novo filme do Ghibli se chama How do you live?
O projeto tem dois nomes oficiais muito distintos. No Japão, é conhecido como Kimitachi wa Do ikiru ka ou “Como você vive?“. O longa compartilha seu título com um livro japonês, publicado em 1937 por Genzaburo Yoshino, que tem muitas similaridades com a vida do próprio Miyazaki e serviu de inspiração para o filme.
Em entrevista ao francês Le Monde, Toshio Suzuki, produtor do projeto, explica que a pergunta reflete ainda um questionamento filosófico comum entre o povo japonês.
“O título japonês é Kimitachi wa Do ikiru ka, que costuma ser traduzido como “Como Você Vive?”. Mas, para refletir melhor o seu sentido, deveria ser traduzido como “Que tipo de pessoa você quer ser?” ou “Como você escolhe viver sua vida?”, conta.
Pensado para ser o último filme de Miyazaki, a trama aproveita elementos da história da vida do cineasta para construir uma narrativa fantástica. O longa conta a história do menino Mahito, atormentado por uma garça com memórias da morte de sua mãe que o levam em uma jornada pelo submundo para resgatá-la.
Por que o nome do filme do Studio Ghibli mudou para O Menino e a Garça?
A mudança de título no ocidente de Como Você Vive? para O Menino e a Garça surgiu como um pedido do próprio produtor Toshio Suzuki à assessoria internacional do projeto. Ao IndieWire, Dave Jesteadt, presidente da distribuidora GKIDS, conta que a proposta era se afastar do título do clássico livro japonês para que o público não confundisse com uma adaptação direta da história original.
Assim, o nome final faz referência direta a relação dos dois personagens mais importantes, que representam diretamente os dois fundadores do Studio Ghibli: o próprio Hayao Myazaki, que seria o garoto, e o Toshio Suzuki, que seria a Garça Cinzenta.
O Menino e a Garça deve chegar aos cinemas brasileiros no primeiro trimestre de 2024.
Leia mais: