O Menino e a Garça: Quem são as pessoas da vida real que inspiraram os personagens do filme?

Capa da Publicação

O Menino e a Garça: Quem são as pessoas da vida real que inspiraram os personagens do filme?

Por Gabriel Mattos

Na última semana, O Menino e a Garça, conhecido como How do You Live? (Como você vive?) no original, foi indicado a categoria de Melhor Animação pelo Globo de Ouro. Dirigido por Hayao Miyazaki, o longa é o mais novo projeto do Studio Ghibli e surpreendeu ao ter uma divulgação bem reduzida, para manter o mistério da obra. Mas afinal, se a trama representa a vida do cineasta, quem são as pessoas da vida real que inspiraram os personagens?

Pensado para ser o último filme de Miyazaki, a trama aproveita elementos da história da vida do cineasta para construir uma narrativa fantástica. O longa conta a história do menino Mahito, atormentado por uma garça com memórias da morte de sua mãe que o levam em uma jornada pelo submundo para resgatá-la.

Quem são as pessoas que inspiraram os personagens de O Menino e a Garça?

Passado de Miyazaki inspira Mahito, protagonista(Créditos: Studio Ghibli)

Não apenas eventos do filme, como o passado do menino com a Segunda Guerra Mundial, são representações de lembranças do próprio diretor, como seus personagens também são inspirados em pessoas de sua vida. Em entrevista a Entertainment Weekly, Toshi Suzuki, co-fundador do estúdio e produtor do filme, explica que o trio principal do projeto é baseado em veteranos do próprio Studio Ghibli.

“Porque este [filme] é semi-autobiográfico, o protagonista é ele mesmo e existem outros personagens que aparecem no filme que são baseados em pessoas com quem ele trabalhou ao longo dos anos,” diz Suzuki. “Ele queria fazer um tributo a eles e expressar sua gratidão por seu apoio ao longo de sua carreira. Então esse é o grande objetivo com esse filme.”

Ainda segundo o produtor, Miyazaki é o Menino, Mahito, e o Rei Piriquito, que seria uma versão mais atual do cineasta. “Na mente do Miyazaki, o velho bruxo [, o tio-avô,] é Isao Takahata, o veterano de Miyazaki que descobriu o seu talento,” continua Suzuki.

E, por fim, Dave Jesteadt, responsável por trazer o filme para o ocidente, confirmou em entrevista ao IndieWire que o próprio produtor Toshio Suzuki, que trabalhou ao lado de Miyazaki em muitos projetos, seria a Garça Cinzenta.

Como surgiu a Garça Cinzenta do novo filme do Studio Ghibli?

 

Em conversa ao Deadline, o co-fundador do Studio Ghibli explicou porque Miyazaki escolheu logo uma garça como o guia dessa história. De acordo com Suzuki, Miyazaki gosta de começar o dia fumando em seu pequeno jardim e, dia sim, dia não, uma garça aparece para lhe fazer companhia.

A criatura tinha um ar místico que chamou atenção do diretor, mas ele só decidiu trazê-la ao filme quando em um domingo, limpando um rio com seus vizinhos, a mesma garça decidiu acompanhar a sua jornada. Assim, como o protagonista do filme é uma representação do próprio Miyazaki, ele decidiu que seria uma garça que acompanharia Mahito na história.

O Menino e a Garça deve chegar aos cinemas brasileiros no primeiro trimestre de 2024.

Leia também: