Netflix enfrenta fortes reações da indústria após anúncio de anime feito por inteligência artificial
Netflix enfrenta fortes reações da indústria após anúncio de anime feito por inteligência artificial
Netflix está sendo duramente criticada após utilizar inteligência artificial para criar cenários em um de seus animes
A Netflix lançou no início de fevereiro um curta animado em parceria com o WIT Studio, de Spy x Family, chamado de The Dog & The Boy, que mostra uma pequena jornada de um garoto com seu cachorro robótico. A produção utilizou inteligência artificial para a construção de cenários e do fundo das cenas. A escolha do serviço de streaming causou uma grande recepção negativa, principalmente pelo comunicado da empresa que dizia que utilizou o recurso por ter uma carência de mão de obra na indústria de anime.
Na divulgação do curta a Netflix disse:
“Como um esforço experimental para ajudar a indústria de anime, que está com uma carência de mão de obra, nós usamos inteligência artificial para o cenário de todo o curta de três minutos.”
O anúncio por si só já causou uma grande repercussão negativa na internet, incluindo de pessoas como Amy Berg, Showrunner de Warrior Nun, mas os créditos do curta diz que os cenários foram criados por inteligência artificial, junto de humanos, sem citar o nome de nenhuma dessas pessoas que fizeram parte do projeto, o que causou mais uma leva de reclamação.
Sisi Jian, que escreve para o Kotaku, menciona que a falta de mão de obra para animes que a Netflix diz sofrer vem do fato de que os animadores no nível de entrada recebem em média 2 dólares por imagem, um valor absurdamente baixo. Segundo uma matéria de 2021 feita pelo New York Times, animadores no início de sua carreira recebiam por volta de 200 dólares, fazendo vários tentarem mudar de profissão, já que é algo insustentável.
Apesar disso, animadores com uma carreira mais estabelecida ainda assim não recebem muito, podendo variar entre 1.400 até 3.800 dólares, por mês, enquanto isso no mesmo ano a indústria de animes teve um aumento significativo nos lucros conseguindo mais de 18 bilhões de dólares devido a pandemia. Com diversos animadores deixando sua carreira para buscar algo com um retorno financeiro melhor, a Netflix achou mais simples utilizar inteligência artificial para concluir seu projeto.
O curta pode ser visto na conta do Twitter da Netflix Japão.
Confira também: