Naruto: Afinal, por que Jiraiya se recusou a ser Hokage?
Naruto: Afinal, por que Jiraiya se recusou a ser Hokage?
Afinal, por que ele nunca quis o cargo mais importante da Vila da Folha?
Ser um Hokage sempre foi uma posição de muito prestígio e responsabilidade dentro do universo de Naruto. Para ocupar esse posto o personagem não só precisava ser muito poderoso, como responsável e carismático para lidar com a burocracia e a política interna. Jiraiya recebeu o convite para se tornar o Quinto Hokage de Konoha, mas não aceitou o cargo e sugeriu que Tsunade assumisse tal responsabilidade. Mas afinal, por que Jiraiya recusou a proposta?
A recusa aconteceu bem mais de uma vez, com a primeira sendo na época em que o Terceiro Hokage decidiu se aposentar. Hiruzen preferia Orochimaru para o cargo, mas como seu aluno mudou de lado e se tornou um inimigo, a alternativa foi optar por Jiraiya, que recusou e nomeou Minato Namikaze – seu aluno – como Quarto Hokage. A segunda proposta ocorreu após a invasão de Orochimaru à Konoha e, consequentemente, a morte do Terceiro Hokage. Novamente Jiraiya negou o convite, indicando novamente outra pessoa, dessa vez a Tsunade Senju.
Uma das principais razões por trás dessa relutância de Jiraiya era o seu profundo sentimento de culpa, principalmente no que diz sentido a Orochimaru, já que a relação de ambos era bem similar a de Naruto e Sasuke. Quando Orochimaru se afastou da vila e se tornou um traidor, o sentimento de dor e culpa tomou o coração de Jiraiya e, já que não conseguiu proteger seu próprio amigo, como poderia ser responsável por toda uma Vila?
Jiraiya também passou a servir Konoha de outra forma: rastreando ameaças e, para isso, passa a maior parte de seu tempo viajando e longe da Vila. Apesar de ser um pouco solitário, ele se acostumou com esse estilo de vida e aproveitou para aprimorar seu lado de escritor, utilizando essas viagens como inspiração para seus livros. É impossível ser um Hokage e não estar presente para resolver as questões de Konohagakure.
No fim, os motivos pelos quais ele não se tornou um Hokage não tem a ver com suas habilidades, que sabemos que são admiráveis, mas sim com suas próprias questões pessoais, inseguranças e complexos de inferioridade devido aos seus fracassos. Por mais que seja um shinobi lendário para muitos, ele conseguia focar apenas em suas falhas, se achando incapaz de proteger a vida de centenas de pessoas.
Confira também: