Mutantes no MCU: O que já sabemos sobre eles até agora
Mutantes no MCU: O que já sabemos sobre eles até agora
Pode até demorar, mas os X-Men estão chegando…
Desde que a Disney comprou a Fox e, com isso, a Marvel Studios passou a ter acesso a (quase) todos os personagens dos seus quadrinhos, muitos fãs sonham com o dia em que os X-Men entrarão oficialmente para o imenso Universo Cinematográfico da Marvel com sua própria franquia de filmes.
Claro, o próprio Kevin Feige já afirmou que ainda teremos que esperar um pouco por isso, mas nos últimos anos, já temos visto a inserção de alguns mutantes no MCU e uma tênue mitologia sendo construída a cada projeto, que vai resultar na introdução dos Filhos do Átomo.
Com isso em mente, reunimos aqui tudo que nós já sabemos sobre os mutantes do MCU e como está sendo a sua introdução na franquia até o momento!
Mutantes existem na Terra-616…
Desde que a compra da Fox pela Disney foi anunciada, surgiram rumores e teorias de que os X-Men desse universo serão, na verdade, vindos de outra realidade alternativa, que provavelmente vai “se chocar” com a Terra principal do Universo Cinematográfico da Marvel, a Terra-616 (embora sua classificação mais correta seja Terra-199999).
Em Ms. Marvel, descobrimos que Kamala Khan é uma mutante, ao contrário de sua contraparte dos quadrinhos que faz parte da raça inumana. Isso ainda deve ser um pouco mais explorado ao longo dos próximos projetos, e não seria tão absurdo imaginar que a heroína pode ter um espaço ao lado dos X-Men ou dos Novos Mutantes.
Já em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, conhecemos também Namor, o rei de Talokan – uma nação de seres anfíbios escondida da humanidade há centenas de anos. Como o próprio revela no filme, ele também é mutante (e isso faz bastante sentido, levando em conta que o Namor dos quadrinhos também é um mutante).
Ou seja, pode até ser que os X-Men como conhecemos venham de outra realidade, mas a Marvel Studios tem feito o possível e o impossível para mostrar que já existem homo superior escondidos entre os homo sapiens.
…e no Multiverso também!
Ainda assim, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura veio para mostrar que há outras terras nesse vasto Multiverso e, em algumas delas, já temos diversas equipes estabelecidas que ainda não conhecemos na Terra-616. O melhor exemplo disso se dá quando Stephen Strange visita a Terra-838 e lá encontra os Illuminati.
Além de já termos uma versão do Quarteto Fantástico e dos Inumanos naquele universo, conhecemos também Charles Xavier, que é o líder dos X-Men daquele mundo. Ou seja, já podemos ter a certeza de que, ao menos em uma das terras do Multiverso, os Filhos do Átomo já têm suas próprias aventuras e histórias.
Embora essa participação conte mais como um easter-egg do que qualquer outra coisa, é importante lembrar que há algumas produções a caminho que, apesar de não fazerem parte do “Universo Cinematográfico da Marvel” como já conhecemos até agora, ainda podem ser encaixadas na vastidão do Multiverso. É o caso de X-Men ’97, série que vai dar continuidade à clássica X-Men: A Série Animada.
O Universo da Fox não será totalmente descartado
Por mais que ainda não tenhamos nenhuma previsão sobre o surgimento dos X-Men ou uma data de estreia para o filme solo da equipe – que com certeza virá, mais cedo ou mais tarde -, já temos alguns indícios de que mais mutantes estão a caminho do Universo Cinematográfico da Marvel.
Sabemos que Deadpool 3 vai mostrar o Mercenário Tagarela interpretado por Ryan Reynolds viajando por aí ao lado de Wolverine (que, mais uma vez, será interpretado por Hugh Jackman). Além disso, teremos o retorno da X-Force e a participação de outros mutantes da franquia do anti-herói, como o Colossus.
Muitos acreditam que, ao fim do filme, o Deadpool finalmente “pousará” na Terra-616 e terá que se acostumar ao novo lar, o que nos leva a crer que alguns dos mutantes da Fox ainda serão “reaproveitados” no MCU. É muito pouco provável que todos os X-Men dos filmes da Fox sejam trazidos de volta, a não ser em pequenas participações, ainda mais no que diz respeito aos “protagonistas” da equipe, como Ciclope, Jean Grey e Tempestade.
Ainda assim, faria sentido ver alguns dos personagens da Fox de volta, especialmente com as Incursões a caminho e um colapso completo do Multiverso já anunciado. Seria uma forma interessante de trazer alguns heróis da equipe e fazer homenagens ao elenco que trabalhou com afinco na franquia anterior, mas não devemos esperar que o MCU só “continue” a saga da Fox.
Ainda há muito chão pela frente antes dos X-Men chegarem ao MCU!
Verdade seja dita, a Fase 4 foi uma bagunça e, pelo visto, Kevin Feige e os executivos da Disney estão reavaliando todos os projetos vindouros da Saga do Multiverso, na esperança de melhorar as bilheterias e não afundar a saga em um desinteresse generalizado. Por isso, vários projetos considerados “grandes” devem ficar na geladeira por um tempo.
Com Vingadores: A Dinastia Kang e Vingadores: Guerras Secretas a caminho, é bem óbvio que o MCU se prepara para apresentar Kang, o Conquistador como sua nova “grande ameaça”, e isso demandará muito tempo e esforço de diversos projetos distintos. Por esse motivo, é pouquíssimo provável que os X-Men ganhem seu próprio filme antes da Fase 7.
Até lá, é claro que veremos um mutante aqui e outro acolá, e talvez até tenhamos algumas pistas sobre a introdução do grupo no futuro, mas parece bem nítido que a prioridade no momento é trabalhar bem a Saga do Multiverso – e não só isso, como também as atenções já estão viradas para outra ex-propriedade da Fox, o Quarteto Fantástico.
Isso, no entanto, leva a uma teoria ainda maior. Se as três primeiras fases do MCU compõem a Saga do Infinito e as três seguintes formam a Saga do Multiverso – e levando em conta que os X-Men possuem uma das maiores e mais complexas mitologias dos quadrinhos -, é possível que as Fases 7, 8 e 9 tragam um arco ainda maior para os Filhos do Átomo. Seriam elas a Saga dos Mutantes, a Saga do Apocalipse ou até mesmo, quem sabe, a Saga da Fênix Negra?
Abaixo, veja também: