Mula sem Cabeça: Saiba a história da lenda original do personagem folclórico

Capa da Publicação

Mula sem Cabeça: Saiba a história da lenda original do personagem folclórico

Por Junno Sena

A aguardada segunda temporada de Cidade Invisível, série da Netflix, finalmente chegou ao streaming. Com novos personagens e figuras do folclore nacional, a produção tomou algumas liberdades criativas e recontou a história de origem da Mula sem Cabeça. Mas, você conhece a história por trás da criatura?

O que é a Mula sem Cabeça?

Arte do podcast Brasilicast da Mula sem Cabeça

Existem diferentes versões para a origem da Mula sem Cabeça. A principal diz que, se uma mulher dormir com o namorado antes do casamento, ela pode ser amaldiçoada, carregando em si a transformação da mula.

A mesma surge como uma forma de reforçar padrões morais e tradições familiares da época, garantindo um controle sobre o corpo feminino e sua própria sexualidade.

Já outras versões tomaram caminhos um pouco mais sinistros. Nelas, o medo de relações sexuais antes do casamento se transforma em relações românticas com um padre. Toda mulher que mantivesse qualquer relacionamento com um padre, seria castigada e transformada na Mula sem Cabeça.

O antropólogo e estudioso do folclore brasileiro, Luís da Câmara Cascudo, afirma que, a punição apenas recaía sobre a mulher, pois o padre seria julgado apenas no plano divino.

Segundo a história, essa transformação acontecia nas noites de quinta-feira para sexta-feira. Lançando fogo pelo pescoço, ela corria em disparada pelas matas e pelos campos, despedaçando animais e as pessoas que surgissem em sua frente. A criatura apenas retornaria a sua forma humana quando o galo cantasse pela manhã.

O que mudou em Cidade Invisível?

A Mula sem Cabeça em Cidade Invisível

Vivida por Simone Spoladore, a Mula Sem Cabeça de Cidade Invisível sofreu uma “desconstrução”. A atriz comentou para o Splash Uol que tentou trabalhar a lenda da criatura como uma relação com o “instinto, com o sagrado, com o cosmos, com o infinito”. Menos como uma maldição e mais como uma dádiva.

“A gente trabalhou nesse sentido de ela aceitar e tornar aquilo uma bênção e não uma maldição. Que a liberdade dela seja uma bênção”, explica Simone

Todos os episódios de Cidade Invisível estão disponíveis somente na Netflix.

Aproveite e continue lendo: