Mudança na página de créditos da Max, fusão da HBO Max com Discovery+, causa polêmica entre roteiristas e diretores

Capa da Publicação

Mudança na página de créditos da Max, fusão da HBO Max com Discovery+, causa polêmica entre roteiristas e diretores

Por Jaqueline Sousa

Nesta terça-feira (23), a HBO Max passou oficialmente a ser chamar apenas Max nos Estados Unidos. Ainda sem previsão de chegar ao Brasil, a estratégia faz parte de uma série de reformulações que a Warner Bros. Discovery vem implementando nos últimos tempos, mas a novidade já está causando algumas controvérsias no setor. De acordo com o The Hollywood Reporter, a página de créditos referentes a roteiristas e diretores de uma produção não apresentava detalhes específicos, segmentando os profissionais envolvidos apenas como “Creators”, ou criadores, em português.

A mudança na página de créditos foi percebida pelos usuários no mesmo dia de lançamento da Max. Usando de exemplo o filme da Mulher-Maravilha de 2017, é possível notar que, inicialmente, havia uma divisão segmentada da equipe, mas com o novo serviço de streaming não aconteceu o mesmo.

Antes de virar Max, a HBO Max detalhava os créditos de roteiristas e diretores.

O problema não aconteceu somente com filmes, pois as séries de TV também apresentaram a mesma mudança em sua página de créditos, permanecendo no menu suspenso que mostra mais detalhes do episódio em questão.

Depois que a aba “Creators” foi notada, diversos profissionais da indústria criticaram a Max, principalmente diante do complicado cenário envolvendo a greve de roteiristas organizada pela WGA, que continua acontecendo. O roteirista Steven DeKnight (Demolidor), por exemplo, usou seu perfil no Twitter para criticar a mudança, afirmando que era “uma aula de como estragar um serviço de streaming”.

Com a transição para a Max, a página de créditos agrupa roteiristas e diretores sob o título de “Creators”.

O Directors Guild of America (DGA), o sindicato dos diretores nos EUA, chegou a publicar uma declaração contra a mudança, dizendo que a decisão tinha sido um “grave insulto” aos profissionais envolvidos:

“A decisão unilateral da Warner Bros. Discovery, sem aviso prévio ou consulta, ao agrupar diretores, escritores, produtores e outros profissionais em uma categoria genérica de ‘Criadores’ no lançamento da Max, enquanto estamos em negociações com eles, é um grave insulto aos nossos membros e nossa união.”

Diante da polêmica, a Max fez um comunicado oficial reconhecendo o erro, garantindo que irá corrigir os créditos que foram agrupados como “Creators”. De acordo com o serviço, o erro foi por causa de um descuido no momento da transição técnica da HBO Max para a Max:

“Concordamos que os profissionais por trás das produções na Max mereçam que seus trabalhos sejam devidamente reconhecidos. Iremos corrigir o créditos, que foram alterados devido a um descuido na transição técnica da HBO Max para a Max, e pedimos desculpas pelo erro.”

Aproveite também: