Morre Michael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter, aos 82 anos
Morre Michael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter, aos 82 anos
Ator era conhecido por seu longo trabalho na TV e cinema
O ator irlandês Michael Gambon morreu nesta quinta-feira (28) devido complicações de uma pneumonia. O ator, de 82 anos, era mais conhecido por seu trabalho recente na franquia Harry Potter como o segundo ator a interpretar Alvo Dumbledore, porém também participou de clássicos como Assassinato em Gosford Park e O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante.
“Estamos devastados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon,” disse a família do ator em declaração. “Um marido e pai amado, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho, Fergus, ao seu lado após um ataque de pneumonia. Michael tinha 82 anos. Pedimos que você respeite nossa privacidade nesse momento doloroso e agradecemos suas mensagens de apoio e amor”.
Gambon começou sua carreira no teatro, participando de várias produções no Reino Unido, principalmente das obras mais reconhecidas de Shakespeare, como Othello, Hamlet e Macbeth. Durante seus mais de 60 anos de carreira, ele recebeu diversos prêmios por seu trabalho, dentre eles três Olivier, dois prêmios do SAG e quatro do BAFTA, tendo sido nomeado cavaleiro em 1999 devido seu trabalho na atuação.
Mais conhecido por interpretar Dumbledore na franquia Harry Potter , que ele assumiu após o falecimento de Richard Harris. os trabalhos mais recentes do ator foram em 2019, nos filmes Judy: Muito Além do Arco-Íris e Cordelia.