Monarch – Legado de Monstros: Kurt Russell fala sobre dividir personagem com filho em série da Apple TV+
Monarch – Legado de Monstros: Kurt Russell fala sobre dividir personagem com filho em série da Apple TV+
Em visita à CCXP23, o ator comentou o que o atraiu para o projeto, onde interpreta o mesmo personagem que seu filho
Não é de hoje que a figura do Godzilla desperta interesse do público. Um grande ícone da cultura pop, o monstro que surgiu décadas atrás em filmes japoneses de ficção científica ultrapassou barreiras para se transformar em uma das franquias mais conhecidas e amadas pelo público.
O sucesso é tanto que a Apple TV+ aproveitou para expandir ainda mais a mitologia do MonsterVerse com Monarch: Legado de Monstros, série que dá continuidade à saga criada pela Legendary. O programa, que começou a ser exibido em novembro, já está dando o que falar por aí, e a Legião dos Heróis esteve presente na coletiva de imprensa que rolou durante a CCXP23, onde o ator Kurt Russell falou sobre sua jornada na produção ao lado de Wyatt Russell, seu filho na vida real.
Entre pai e filho
Se existe alguém que entende de ficção científica e terror, esse alguém é Kurt Russell. Aos 72 anos de idade, o grande astro de Hollywood tem um currículo recheado de produções que transitam entre os gêneros, como o clássico O Enigma de Outro Mundo (1982) e Fuga de Nova York (1981), apenas para citar alguns.
Agora, ele retoma os trabalhos no formato com Monarch: Legado de Monstros, série da Apple TV+ que acompanha a jornada de membros da organização conhecida como Monarch em um mundo após a grande batalha entre Godzilla e os Titãs, que acabou levando à chocante revelação de que monstros eram reais.
O maior diferencial do projeto, para Russell, é poder dividir o personagem Lee Shaw, um oficial do exército que faz parte da Monarch, com Wyatt Russell, seu filho. Conhecido por seu trabalho na série Falcão e o Soldado Invernal (2021), Wyatt interpreta uma versão mais jovem de Lee, já que a trama percorre diferentes gerações e linhas temporais.
E foi justamente a parceria que Kurt Russell abordou durante a coletiva de imprensa de Monarch: Legado de Monstros na CCXP23. A edição deste ano contou com a presença do filho, assim como a dos atores Anna Sawai, Kiersey Clemons e Ren Watabe. O showrunner Chris Black e os produtores executivos Tory Tunnell e Joby Harold também compareceram ao maior evento da cultura pop no Brasil.
Falando sobre como foi o processo de se conectar com o personagem que divide com o filho nas telinhas, Russell explicou como foram os preparativos para o projeto, comentando sobre a conexão entre cada um:
“Nós já tínhamos recebido propostas para trabalhar com outros personagens que eram pai e filho, mas não nos interessamos por esses projetos. Quando chegou essa proposta [a de Monarch], os personagens não haviam sido escritos para nós dois, então conversamos um tempo com Matt [Fraction] e Chris [Black], que passaram a trabalhar conosco de maneira bastante colaborativa. Logo, enxergamos essa oportunidade de trabalhar com o universo do Godzilla, e a Apple deixou claro que faria uma série épica, então decidimos entrar no projeto.”
Wyatt Russell complementou a declaração do pai dizendo que foi um processo bastante colaborativo desde o início. Isso porque, como ambos interpretariam o mesmo personagem, eles tiveram que encontrar um ponto em comum para que houvesse equilíbrio.
“Foi desafiador porque não era uma história de “pai e filho” e sim o mesmo personagem”, Wyatt Russell disse. “Então, desde o começo tivemos que entrar em um acordo para entender como esse personagem seria mais jovem e mais velho para que houvesse uma coerência. E como a série não é sobre o Lee [Shaw], vimos o personagem como um ser vivo, evoluindo juntamente com ele.”
O poder da ficção científica
Há tempos a Apple TV+ vem se estabelecendo como um nome de peso na indústria televisiva. Com séries populares e premiadas no catálogo, como The Morning Show, Ted Lasso e Ruptura, o serviço de streaming vem apostando em produções bastante diversificadas – e com elencos extremamente renomados – para atrair a atenção do público.
Na ficção científica, por exemplo, Monarch: Legado de Monstros é mais um sucesso da plataforma, que segue investindo em programas do gênero, como For All Mankind, que já está em sua quarta temporada, e Fundação, adaptação do clássico de Isaac Asimov, para explorar os limites da ciência e da tecnologia, assim como a relação entre seres humanos diante de situações especulativas e até mesmo distópicas.
Para os produtores executivos Tory Tunnell e Joby Harold, o sucesso do serviço no formato se deve ao fator humano da coisa. Isso porque as séries de ficção científica do streaming, assim como a própria Monarch, não focam apenas na construção de um universo futurista: o grande objetivo, na visão dos produtores, é desenvolver os personagens:
“A Apple TV+ tem focado tanto no gênero da ficção científica porque é um formato que conta a história do que é ser humano. É muito fácil você usar o gênero para ir desenvolvendo os personagens e se aprofundando na vida deles, sempre com essa perspectiva humana. Talvez esse seja o principal motivo [do sucesso].”
Lançada em novembro, Monarch: Legado de Monstros é a mais recente adição do gênero de sci-fi no catálogo da Apple TV+. Ao todo, serão 10 episódios que prometem expandir o MonsterVerse, explorando a mitologia do Godzilla enquanto apostam na força de seus personagens.
A sinopse oficial diz:
“Após a estrondosa batalha entre Godzilla e os Titãs que destruiu São Francisco e chocante revelação de que monstros são reais, Monarch: Legado de Monstros acompanha dois irmãos que seguem os passos de seu pai para descobrirem a conexão de sua família com a organização secreta conhecida como Monarch. Pistas os levam ao mundo dos monstros e ao oficial do exército Lee Shaw (Kurt Russell/Wyatt Russell) em duas épocas: na década de 1950 e meio século depois, onde a Monarch é ameaçada pelo que Shaw tem conhecimento. A saga dramática – abrangendo três gerações – revela segredos enterrados e a maneira como eventos épicos e devastadores podem reverberar em nossas vidas.”
Monarch: Legado de Monstros é uma série criada por Chris Black e desenvolvida por Matt Fraction. Além de Kurt Russell e Wyatt Russell, o programa tem Anna Sawai (Pachinko) e Kiersey Clemons (The Flash) no elenco.
Os novos episódios de Monarch: Legado de Monstros chegam ao Apple TV+ todas as sextas-feiras.
Aproveite também: