Microsoft vai usar inteligência artificial para criar próximos jogos de Xbox
Microsoft vai usar inteligência artificial para criar próximos jogos de Xbox
Empresa anunciou parceria com estúdio de IA
A próxima geração de jogos pode ter uma atmosfera bem diferente. Nesta segunda (7), a Microsoft anunciou uma parceria de múltiplos anos com Inworld AI para desenvolver tecnologia capaz de criar personagens, histórias e missões com inteligência artificial. Ferramentas serão disponibilizadas para estúdios comandados pela divisão Xbox, como Activision, Blizzard e Bethesda (via The Verge).
O plano é construir uma série de opções para auxiliar os desenvolvedores na hora de criar os jogos, acelerando a produção de recursos que podem tomar muito tempo em grandes projetos, como o vindouro The Elder Scrolls VI, o sucessor de Skyrim. Entre os programas estão um copiloto de design de roteiros e diálogos além de um motor de construção de personagens, que pode ser integrado aos games para gerar infinitas histórias, missões e diálogos aleatoriamente enquanto se joga. A solução poderia render conteúdo infinito sem sobrecarregar os desenvolvedores.
A Inworld é conhecida no mundo da programação por seu trabalho com a inteligência artificial dos NPCs, permitindo que reajam naturalmente às respostas do jogador como o ChatGPT responderia a um internauta. No momento, sua pesquisa avançou a ponto de permitir vozes únicas para os personagens, árvores de escolhas complexas e tramas dinâmicas que vão se ajustando conforme o jogador avança na campanha.
Em nota à imprensa, Haiyan Zhang, gerente geral de IA para jogos da Xbox, garantiu que a medida não visa substituir desenvolvedores, mas oferecer mais alternativas para que seus funcionários poderem focar seus esforços na parte mais criativa do processo. O comunicado garante que nenhuma equipe será obrigada a implementar essas soluções.
“Na Xbox, nós acreditamos que com melhores ferramentas, criadores podem fazer jogos ainda mais extraordinários,” explica.
Ilya Gelfenbeyn, CEO da Inward IA, reforça que a geração de conteúdo por inteligência artificial já faz parte do mundo dos jogos há um tempo, com gêneros inteiros, como roguelike, criando mapas aleatoriamente com tecnologia similar. A proposta da empresa é expandir essa técnica para outros âmbitos dos games.
Leia também: