Michelle Yeoh defende Academia após indicação polêmica de Andrea Riseborough ao Oscar
Michelle Yeoh defende Academia após indicação polêmica de Andrea Riseborough ao Oscar
Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, Yeoh comentou sobre a polêmica envolvendo a campanha de Andrea Riseborough
O Oscar de 2023 acontece só em março, mas já provocou uma polêmica quando os indicados ao prêmio deste ano foram divulgados: a campanha de Andrea Riseborough levantou suspeitas por uma suposta violação das regras da Academia. A organização apurou o ocorrido e decidiu não revogar a nomeação da artista, que permanece na disputa de Melhor Atriz ao lado de Michelle Yeoh. Esta última aproveitou o momento para defender a Academia em relação à indicação de Riseborough ao prêmio.
Durante uma entrevista ao programa Today, da rádio BBC, Michelle Yeoh, que concorre ao Oscar de Melhor Atriz neste ano por sua performance em Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo, comentou sobre a polêmica envolvendo a campanha de Andrea Riseborough pelo filme To Leslie. Apesar de ter admitido “não saber o suficiente para fazer uma declaração” sobre as circunstâncias do ocorrido, Yeoh afirmou que acredita na integridade da Academia.
“Sei que a Academia sempre se orgulhou de ter regulamentos em que todos jogam de acordo com as regras”, Michelle Yeoh disse ao Today. “Se fosse tão fácil, poderia ter sido feito antes. Estamos em constante evolução. Continuaremos evoluindo sempre para proteger nossa integridade. Tenho muita fé de que faremos isso.”
Yeoh também comentou sobre a disputa no geral, afirmando que “cada ator, atriz e cineasta colocou seu coração e alma nos filmes, nas histórias que querem contar” e que “as histórias são mais importantes” do que qualquer outra coisa.
A indicação de Andrea Riseborough na categoria de Melhor Atriz no Oscar de 2023 levantou suspeitas assim que as nomeações foram anunciadas pela Academia. Isso porque, além de To Leslie ter sido uma produção de pouco alcance em relação aos outros indicados, averiguou-se que a campanha de Andrea poderia ter violado regras do Oscar, já que existiram movimentações online e ligações para membros da Academia como forma de divulgação.
Apesar da controvérsia, a Academia optou por manter Riseborough na disputa, mas sugeriu que mudanças serão feitas nos próximos anos.
A cerimônia do Oscar de 2023 acontece no dia 12 de março.
Aproveite também: