Metacritic faz mudança na forma como o público faz avaliações após polêmica de Horizon Forbidden West

Capa da Publicação

Metacritic faz mudança na forma como o público faz avaliações após polêmica de Horizon Forbidden West

Por Gus Fiaux

Não é de hoje que a tática de review bombing é utilizada para detonar qualquer conteúdo que tenha um viés mais “progressista”. Ao longo dos últimos anos, o lançamento de projetos como Capitã MarvelThe Last of Us Part II e o filme das Caça-Fantasmas foram alvos de uma minoria vocal na internet, ganhando notas baixas em vários agregadores de reviews, como o Rotten Tomatoes, o IMDb e o Metacritic.

Esse problema voltou com força total após o anúncio de Horizon Forbidden West: Burning Shores, um DLC do segundo jogo da franquia iniciada por Horizon Zero DawnNa expansão, é possível dar um romance sáfico à protagonista, Alloy, e isso tem gerado uma onda de críticas e comentários negativos no Metacritic.

A expansão estreou com uma nota muito positiva da crítica, com 82 pontos. No entanto, graças à review bombing, a DLC chegou com 2,8 na média dos usuários. Desde então, esse número subiu e agora está em 4,0 (de 10,0). Agora, em uma entrevista à Eurogamer, a Fandom – que é a empresa responsável pelo Metacritic – anunciou mudanças no sistema de reviews do público:

“O Fandom é um lugar de pertencimento para todos os fãs e nós levamos a confiança virtual e a segurança muito a sério em todos os nossos sites, incluindo o Metacritic. O Metacritic está bem consciente das reviews abusivas e desrespeitosas sobre ‘Horizon Forbidden West: Burning Shores’ e temos um sistema de moderação para encontrar violações aos nossos termos de uso.”

Até o momento, a empresa não revelou quais serão essas mudanças, mas uma das promessas é tornar a moderação mais efetiva contra ataques do tipo.

Mesmo ovacionado pela crítica, Horizon Forbidden West: Burning Shores recebeu muitas críticas negativas de usuários, em um review bombing.

Fandom ainda disse sobre como a equipe atual já revisa quaisquer reviews que violam os termos de uso do site, tal qual textos com conteúdos ofensivos, mas ainda há espaço para melhoria nesse setor:

“Nossa equipe revisa toda e qualquer denúncia de abuso (incluindo, mas não limitado a insultos racistas, sexistas e homofóbicos a outros usuários, etc) e se essas violações forem confirmadas, as reviews serão removidas. Nós estamos atualmente desenvolvendo nossos processos e ferramentas para introduzir medidas mais estritas de moderação ao longo dos próximos meses.”

review bombing é uma tática virtual que ganhou muitos adeptos nos últimos anos. Em alguns casos, ela é utilizada como uma “bandeira vermelha” para que outros usuários não consumam a obra atacada – e em algumas situações, é usada para alertar sobre bugs e problemas em algum jogo, como aconteceu com The Last of Us: Part I, devido aos bugs encontrados na versão de PS5.

Entretanto, algumas pessoas usam essa tática para boicotar ativamente qualquer conteúdo que tenha elementos e/ou narrativas queer, protagonizadas por mulheres e/ou pessoas não-brancas. Alguns anos atrás, até o Rotten Tomatoes teve que mudar seu sistema de reviews graças ao gigantesco porte de reviews negativas sobre Capitã Marvel, bem como outros filmes protagonizados por minorias.

Horizon Forbidden West: Burning Shores está disponível para o PlayStation 5:

Abaixo, veja também: