Marvel, Netflix, Sony, HBO e Universal não participarão da San Diego Comic-Con 2023, diz site

Capa da Publicação

Marvel, Netflix, Sony, HBO e Universal não participarão da San Diego Comic-Con 2023, diz site

Por Melissa de Viveiros

Após dois anos cancelada por conta da pandemia de COVID-19, a San Diego Comic-Con retornou no ano passado com conteúdo robusto, incluindo a Marvel Studios e House of the Dragon entre os destaques. Este ano, porém, a situação para a convenção não parece promissora. De acordo com a Variety, diversos estúdios já decidiram não participar do evento, enquanto outros estão considerando seguir o mesmo caminho.

As decisões estariam relacionadas à possível greve do Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA), que podem se unir à greve dos roteiristas que já está em curso. Ambas as categorias estão reivindicando melhores condições de trabalho mas, principalmente, garantir seus direitos diante do modelo de streaming e do uso crescente de Inteligência Artificial no audiovisual.

Até o momento, o SAG-AFTRA não entrou em acordo com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), representante oficial das produtoras em negociações coletivas. Caso isso não aconteça até o dia 30 de junho, os atores também devem iniciar uma greve – o que significa que, além de gravações interrompidas, eles não participariam de eventos promocionais como a Comic-Con.

Segunda temporada de Loki e outras produções aguardadas não devem marcar presença no evento.

Diversos estúdios teriam, então, cancelado seus planos como medida preventiva. A Disney, bem como a LucasFilm e a Marvel Studios, não marcarão presença no evento. Além disso, a HBO, a Sony Pictures e a Universal também teriam desistido de participar, bem como a Netflix, que realizou seu próprio evento, o TUDUM, este mês.

A Variety indica que outros estúdios, como a Warner Bros., ainda estão aguardando a situação se desenvolver antes de decidirem se retirar do evento. Em parte, isso seria motivado pela necessidade de divulgar títulos como Besouro AzulAquaman e o Reino Perdido, lançamentos da DC para este ano.

Ainda que alguns desses estúdios estejam presentes com ativações, a falta dos painéis pode ter grande impacto para a própria Comic-Con. Um representante do evento, porém, se recusou a especular sobre como o evento lidaria com a potencial ausência dos atores, dizendo que eles esperam “uma resolução rápida que se provará benéfica para todas as partes e permitirá que todos continuem trabalhando com o que amam. Até lá, nós continuaremos a trabalhar diligentemente no nosso evento de verão na esperança de torná-lo tão divertido, educacional e celebratório quanto nos anos passados.”

Veja também: