Após problemas com Demolidor, Marvel Studios vai mudar abordagem de suas séries

Capa da Publicação

Após problemas com Demolidor, Marvel Studios vai mudar abordagem de suas séries

Por Leo Gravena

Em diversas séries de TV, o papel do showrunner é crucial para dar unidade. Mesmo com uma grande sala de roteiristas e diversos diretores, o showrunner é o principal produtor-executivo a tomar as decisões e manter a coerência da visão e tramas ao longo dos episódios em uma temporada. Por muito tempo a Marvel Studios se recusou a utilizar o cargo em suas produções, algo que irá mudar de acordo com Brad Winderbaum, chefe de animação e streaming da Marvel.

Em uma entrevista com o The Hollywood Reporter, na mesma reportagem em que foi revelado que os escritores-chefe de Daredevil: Born Again foram removidos da produção, o chefe de animação e streaming da Marvel Studios, Brad Winderbaum, revelou que a empresa pretende mudar a maneira como faz suas séries:

“Estamos tentando casar a cultura Marvel com a cultura tradicional de televisão,” disse Winderbaum. “No fim se torna, ‘Como podemos contar histórias na televisão que honre o que é tão bom quanto o material fonte?'”. 

No futuro, a Marvel pretende fazer mudanças concretas para mudar a forma que faz séries e passará a contratar showrunners. A mudança na visão ocorreu quando Jessica Gao, escritora-chefe de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis foi trazida para comandar a pós-produção da série (papel de um showrunner, que nas outras produções foi feita por um produtor).

O trabalho de Gao ajudou a Marvel compreender a importância de se ter uma linha de pensamento criativa concisa durante a produção de uma série, já que essa não funciona da mesma forma que um filme. Algo que já foi citado aqui na Legião dos Heróis sobre séries como Cavaleiro da Lua, Loki e até mesmo Mulher-Hulk.

Anteriormente, Kevin Feige, chefe da Marvel Studios, havia dito que séries do estúdio seriam como “filmes de 6 horas”.

“É um termo que não estamos apenas mais confortáveis com, como também aprendemos a abraçar,” disse Winderbaum sobre showrunnersrevelando também que o estúdio pretende trazer mais produtores de TV, ao invés de utilizar os mesmos produtores dos filmes. “Precisamos de executivos que estão dedicados a esse medium, que estão focados no Streaming e na televisão, porque [TV e cinema] são duas formas diferentes”.

No desenvolvimento do processo de séries da Marvel, Showrunners vão escrever os episódios piloto e mostrar a bíblia da série (o planejamento da temporada e ganchos para um segundo ano, ou mais). A partir de agora, a Marvel Studios não irá mais gravar uma série inteira para somente depois ver o que está funcionando ou não.

Aproveite e confira: