A maior fraqueza da Tempestade dos X-Men é um transtorno comum das pessoas na vida real
A maior fraqueza da Tempestade dos X-Men é um transtorno comum das pessoas na vida real
A poderosa Tempestade sofre de algo bem comum na vida real…
X-Men é uma série em quadrinhos que nos apresentou diversos personagens icônicos e inesquecíveis. Entre eles está a poderosa Tempestade, a Ororo Munroe, que tem como resultado de sua mutação a capacidade de controlar fatores climáticos, que dá origem ao seu nome de heroína. Mas você sabia que, assim como muitos outros super-heróis, Ororo também tem uma fraqueza? Vem que a gente te conta!
A fraqueza de Tempestade na verdade é um medo até que comum entre os humanos da vida real: a claustrofobia. Segundo os especialistas (via Fepo):
“A claustrofobia é uma fobia situacional que se caracteriza pelo medo exagerado e infundado de lugares fechados, abafados, com menor fluxo de ar ou que agrupam muitas pessoas de uma só vez.”
A primeira vez em que Tempestade demonstrou sofrer com a claustrofobia foi na HQ X-Men #101 (de Chris Claremont e Dave Cockrum), quando ao apenas ouvir a palavra “tumba” levou Ororo a ter um colapso nervoso. Veja a seguir:
Para entender esse medo da personagem, basta voltarmos às suas origens… Quando era uma criança, Ororo e seus pais acabaram sofrendo um grave acidente e ela, ainda pequena, acabou ficando presa entre os escombros com os cadáveres de seus pais. Isso parece ser um motivo bem justo para se ter um trauma que gera um medo tão intenso de lugares fechados. (via CBR)
Após sofrer muito devido a essa sua fraqueza, na HQ Uncanny X-Men # 169 (de Claremont, Paul Smith e Bob Wiacek), Tempestade revelou aos seus companheiros que estava trabalhando em sua claustrofobia e que não seria mais possível usar isso contra ela. A heroína realmente vem trabalhando nisso (possivelmente com a ajuda do Xavier) desde o início dos anos de 1980 e não foi mais um problema ativo em sua jornada.
Confira também: