O lugar perturbador da vida real que inspirou um dos melhores enredos de Avatar: A Lenda de Aang
O lugar perturbador da vida real que inspirou um dos melhores enredos de Avatar: A Lenda de Aang
Momento da animação tem inspiração da vida real!
Avatar: A Lenda de Aang, mostra a jornada do garoto tentando dominar os quatro elementos, junto de seus aliados para que possa enfrentar o Senhor do Fogo e acabar com sua tirania. Durante a sua grande jornada, Appa, seu bisão voador é capturado e enquanto busca por ele, o grupo acaba indo até o lago Laogai onde eles encontram uma base secreta comandada por Dai Li, uma facção de Ba Sing Se. Mas o nome desse lugar é inspirado em locais da China.
O nome Laogai é uma abreviação para Laodonggaizao que significa “Reforma Através do Trabalho” e era um sistema de justiça criminal que estabelecia campos de trabalhos penal e fazenda de prisioneiros conhecidas como campos Laogai, na República Popular da China em 1950. O objetivo dos locais era reformar criminosos em cidadãos cumpridores da lei através de trabalho forçado, segundo diz o site Laogai Research Foundation.
Os campos Laogai foram renomeados para prisões em 1994 e o governo chinês tinha uma extensiva rede de trabalho prisional que produziam bens comerciais para exportar para os Estados Unidos e Europa. O site menciona que existe uma estimativa que havia mais 1.000 instalações destas pelo país. Em 2012, após um documentário mostrando o tratamento inumano dos prisioneiros, o governo da China aboliu o sistema de Laogai.
A franquia Avatar está há alguns anos sem nenhuma nova animação, já que a última, chamada de A Lenda de Korra, foi encerrada em 2014. Apesar disso, o futuro é promissor para os fãs, já que diversos novos projetos já estão anunciados. Em 2024 um filme animado mostrando o grupo de Aang mais velho será lançado e no ano seguinte uma nova série trazendo um Avatar do reino da Terra terá início. Por fim existe um outro filme previsto para 2026, mas ainda não foi divulgado sobre o que ele será.
Confira também: