Lightyear: Chefe da Pixar quebra silêncio sobre fracasso de bilheteria do filme
Lightyear: Chefe da Pixar quebra silêncio sobre fracasso de bilheteria do filme
Apesar de fazer parte da maior franquia da Pixar, o “filme solo” de Buzz Lightyear decepcionou nas bilheterias…
No ano passado, a Pixar decidiu ousar com o lançamento de Lightyear. O filme conta a história do astronauta da franquia Toy Story, mas com uma pegada diferente – supostamente, é o filme que Andy viu nos cinemas antes de ganhar o brinquedo do astronauta em seu aniversário. Porém, o resultado na bilheteria foi bem aquém do esperado.
Com um orçamento de US$ 200 milhões, o filme mal conseguiu se pagar, arrecadando míseros US$ 226,4 mi. A Pixar acabou sentindo bastante pelo fracasso comercial, e agora, em entrevista ao The Wrap, Pete Docter – o chefe do estúdio – quebrou o silêncio sobre a performance do longa:
“Fizemos muitas considerações sobre isso porque todos amamos aquele filme. Amamos os personagens e a premissa. Eu acho que provavelmente o que entendemos sobre o que fizemos errado é que pedimos demais do público. Quando eles veem o Buzz, eles se perguntam: ‘Ótimo, mas cadê o Senhor Cabeça de Batata e Woody ou o Rex?’ E então nós os jogamos nesse filme de ficção científica e eles pensaram: ‘O quê?'”
O longa também tomou uma série de decisões para distanciar o Buzz Lightyear de sua contraparte-brinquedo que vemos em Toy Story. Por exemplo, enquanto na franquia original o boneco do astronauta conta com a voz de Tim Allen, no longa lançado em 2022, quem faz a voz do personagem é Chris Evans.
Apesar dos comentários de Docter, muitos atribuem a falta de retorno do filme às novas estratégias de lançamento da Disney pós-pandemia, onde os longas eram deixados apenas um mês em cartaz nos cinemas antes de saírem no Disney+. Isso fez com que grande parte do público optasse por esperar para assistir aos filmes em casa.
Essa estratégia acabou resultando em algumas catástrofes financeiras para a Disney ao longo dos últimos dois anos, sobretudo no ramo das animações, como fica evidente pelo baixo desempenho de Lightyear e o absoluto fracasso comercial de Mundo Estranho, e o estúdio está repensando seu formato de lançamento.
Lightyear está disponível no Disney+.
Abaixo, veja também: