Projeto de lei dos EUA quer proibir o uso de IA para replicar a voz e a imagem de artistas sem autorização

Capa da Publicação

Projeto de lei dos EUA quer proibir o uso de IA para replicar a voz e a imagem de artistas sem autorização

Por Jaqueline Sousa

A inteligência artificial é um assunto que vem dominando cada vez mais todos os aspectos da sociedade, inclusive quando falamos sobre o universo do entretenimento. Diante de reinvindicações urgentes de profissionais da indústria cinematográfica, televisiva, entre outros, que veem seus trabalhos ameaçados pelos avanços tecnológicos, um projeto de lei dos Estados Unidos quer encontrar uma maneira de proteger atores, cantores e outros trabalhadores artísticos de terem suas vozes e imagens geradas por IA.

De acordo com informações do Deadline, o projeto intitulado No Fakes Act (Sem Atos Falsos, em tradução livre) foi apresentado por quatro senadores estadunidenses nesta quinta-feira (12). O principal objetivo da proposta é discutir proteções para artistas da indústria do entretenimento para que suas vozes ou imagem não sofram alterações feitas por inteligência artificial. A medida também quer responsabilizar as empresas, plataformas ou indivíduos que produzirem ou hospedarem réplicas digitais.

Em vista disso, o No Fakes Act impediria que terceiros produzissem e distribuíssem réplicas geradas por IA não autorizadas de artistas, como cantores e atores. A punição para o descumprimento da lei envolveria danos causados pela falsificação de obras audiovisuais ou sonoras feitas por inteligência artificial.

Em meio a demandas que exigem regulamentação da tecnologia, Fran Drescher, a presidente do SAG-AFTRA, o sindicato dos atores que está em greve desde julho deste ano, celebrou o projeto de lei, afirmando que “a voz e aparência de um artista fazem parte de sua essência, e não é certo usá-las sem permissão”. Ela também frisou que “consentimento é fundamental”.

Hollywood pede por regulamentação de IA em greves.

O projeto de lei pode ser uma das soluções para a crise que Hollywood vem enfrentando nos últimos meses relacionada ao polêmico uso da inteligência artificial para substituir trabalhos feitos por seres humanos, como roteiros de filmes e séries de TV, ou até mesmo a presença física de atores em set de filmagens. Isso também vale para a indústria musical, que também vem causando preocupação com o uso da tecnologia para emular as vozes de artistas em produções sonoras.

Aproveite também: