Keanu Reeves revela por que odeia tecnologia do deepfake

Capa da Publicação

Keanu Reeves revela por que odeia tecnologia do deepfake

Por Leo Gravena

Tempos atrás a tecnologia do deepfake se popularizou na internet, e com o avanço dos computadores ela foi se tornando cada vez mais comum e prática, de forma que qualquer um com acesso a equipamentos eletrônicos pode fazer seu vídeo colocando o rosto e voz de qualquer um para dizer e fazer o que ele quiser. E Keanu Reeves não gosta nem um pouco que essa tecnologia também seja usada para filmes e outras produções cinematográficas.

Em entrevista com o Wired, Reeves explicou porque odeia deepfakes e alterações com efeitos visuais nas atuações. Ele disse:

“O que é frustrante nisso é que você perde sua ação. Quando você atua em um filme, você sabe que será editado, mas você é um participante disso. Se você vai para a terra dos deepfakes, eles não possuem seu ponto de vista. Isso é assustador. 

O ator relembrou um momento em que teve sua atuação modificada com efeitos visuais quando foi citado que ele coloca em seus contratos que suas atuações não podem ser alteradas sem sua permissão.

“Eu não me importo se alguém remove uma piscada durante uma edição. Mas lá no começo, no inicio dos anos 2000, ou pode ter sido nos anos 90, eu tive uma atuação alterada… Eles adicionaram uma lágrima no meu rosto e eu fiquei tipo, ‘Huh?!’ Foi como se eu nem precisasse estar lá”. 

Imagem oficial de John Wick 4, com Keanu Reeves

Apesar de suas dúvidas, Reeves acredita que seria interessante ver como a indústria cinematográfica irá se adaptar aos avanços de tecnologias como deepfakes, inteligência artificial e outros. Contudo, ele acredita que as corporações estão tentando controlar essas novas tecnologias:

“Estamos ouvindo músicas que são feitas por [Inteligência Artificial] no estilo do Nirvana, tem arte digital de NFT. É legal, tipo, olhe o que essas maquinazinhas podem fazer! Mas tem uma corporocracia tentando controlar essas coisas. Culturalmente, socialmente, seremos confrontados pelo valor do que é real, ou o não-valor. E então o que será jogado para nós? O que será apresentado para nós?”

Os fãs podem ver Keanu Reeves novamente nos cinemas em John Wick 4: Baba Yaga, que estreia em 23 de março.

Confira também: