Afinal, Jujutsu Kaisen está usando inteligência artificial na segunda temporada?
Afinal, Jujutsu Kaisen está usando inteligência artificial na segunda temporada?
Fã sugere a utilização de Inteligência Artificial no anime, mas será verdade?
A segunda temporada de Jujutsu Kaisen está em exibição e, como se tornou uma franquia bastante popular entre o universo dos animes, a propensão para boatos e opiniões aumentam. Exemplo disso é que rumores estão circulando na internet sobre Jujutsu Kaisen estar usando Inteligência Artificial em seus novos episódios. Mas e aí, é verdade ou não?
Respondendo de forma rápida: não, a segunda temporada de Jujutsu Kaisen não está utilizando IA para reduzir os custos de produção. Na verdade, o que está sendo utilizado é para evitar que os fãs que assistem o anime tenham convulsões durante os episódios. Algo inclusive muito comum na indústria.
O boato começou no TikTok, onde a usuária sugeriu que o anime está usando ferramentas de Inteligência Artificial para cortar os gastos em relação às taxas de quadros e conectores. Veja a seguir o vídeo compartilhado no Twitter:
Ghosting in anime isn’t AI. It’s a technique used to pass the Harding Test, which is a test that determines the level of risk for epileptic seizures. Ghosting has been around since well before current generative AI technology. https://t.co/tAMY2xdycq
— Samuel Deats 🌕 (@SamuelDeats) July 29, 2023
Mas isso foi rapidamente desmentido pelos animadores, que afirmaram a utilização apenas do Harding Test. Para quem não sabe, o termo Harding é entendido como um teste automático para uma sequência de imagens que podem provocar epilepsia fotossensível em conteúdos televisivos. Veja a seguir a explicação de um dos profissionais da área de animação:
“Ghosting em anime não é IA”, disse Samuel Deats, diretor de Castlevania, nas redes sociais. “É uma técnica usada para passar no Harding Test, que é um teste que determina o nível de risco de ataques epiléticos. Ghosting existe desde muito antes da atual tecnologia de IA.”
Então, esse teste usa algoritimos para analisar as taxas de quadros e ele determina se esses quadros contêm sequências de imagem que podem ser prejudiciais. Se uma quantidade de sequências for detectada como problemática, sua transmissão é impedida e em animações esses testes são ainda mais rigorosos. O Estúdio MAPPA, por sua vez, usa ferramentas “Ghosting” para preencher lacunas entre as cenas principais e tornar as sequências de imagem suaves o suficiente para passarem no teste. (via ComicBook)
É um fato que a Inteligência Artificial tem preocupado muitas pessoas ligadas a indústria dos animes, desde os telespectadores aos envolvidos nessas produções. Ainda é impossível saber de que forma essa tecnologia irá afetar o futuro dos animes, mas Jujutsu Kaisen não é uma das séries que está sofrendo com isso.
Confira também: