John Cleese, de Harry Potter, defende os comentários transfóbicos de J.K. Rowling

Capa da Publicação

John Cleese, de Harry Potter, defende os comentários transfóbicos de J.K. Rowling

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Os comentários transfóbicos de J.K Rowling não são novidades, já que sempre que possível ela tenta expressar seus preconceitos e até mesmo atacou um projeto de lei que visava facilitar a mudança de gênero e nome social na Escócia. Agora John Cleese, ator que viveu Nick quase sem Cabeça nos filmes de Harry Potter, decidiu defender as falas da escritora em seu Twitter.

Após Rowling compartilhar rede social mais um texto que compartilha de suas opiniões transfóbicas, Cleese fez o seguinte comentário:

“Eu fiz essa pergunta antes… Se eu não concordo com os argumentos sobre transgênero, isso aparentemente me faz transfóbico. Então… se alguém não concorda com algumas das minhas opiniões, isso torna eles Cleesefóbico? Ou o ódio flui só em uma direção.”

Cleese defendeu Rowling em suas redes sociais

Assim como Rowling, Cleese tenta colocar que as pessoas que demonstram que a autora e ele são transfóbicos estão destilando ódio, enquanto a comunidade trans é cada vez mais marginalizada, com discursos como o de Rowling, e o apoio financeiro da autora, tendo grande influência política no Reino Unido e mundo. Mesmo assim, Rowling com frequência se diz atacada, se comparando às Sufragistas ou até mesmo dizendo que seus comentários são mal interpretados.

Cleese não foi o primeiro a defender os comentários da escritora; anteriormente atores como Ralph Fiennes, que viveu Voldemort, e Helena Bonham Carter se pronunciaram a favor de Rowling. Entretanto, outros atores como Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, que viveram Harry Potter, Hermione e Rony, o trio de protagonistas da obra, se mostraram contra os constantes comentários transfóbicos da escritora.

Confira também: