Jessica Lange critica falta de criatividade no cinema e diz que pretende se aposentar em breve
Jessica Lange critica falta de criatividade no cinema e diz que pretende se aposentar em breve
Atriz citou franquias baseadas em histórias em quadrinhos como exemplo disso
Jessica Lange é uma lenda da atuação, sendo uma das poucas atrizes na história a conquistarem a chamada Triplice Coroa da Atuação – sendo premiada com dois Oscars, três Emmys e um Tony. Desde sua estreia em King Kong (1976), ela conquistou uma carreira de sucesso, mas pode se aposentar em breve, e o motivo para isso seria a falta de criatividade da indústria, citando as franquias de histórias em quadrinhos como exemplo.
Após afirmar que sente que “filmes maravilhosos feitos por grandes cineastas, histórias maravilhosas, ótimos personagens” são cada vez mais raros, Lange afirmou (via The Hollywood Reporter): “Acho que vou começar a me distanciar do cinema”.
Questionada sobre a afirmação ser uma indicação de que pretende se aposentar, a atriz confirmou que está considerando isso. “Não acho que vou fazer isso por muito mais tempo,” disse. “Os lucros corporativos agora tem prioridade sobre a criatividade”.
Lange prosseguiu, afirmando que “a ênfase não é mais a arte ou o artista ou contar uma história. Agora é sobre satisfazer acionistas,” algo que, segundo a atriz de American Horror Story, “diminui o artista e a arte cinematográfica”. Ela citou os “filmes de grandes franquias de histórias em quadrinho” como exemplo disso, indicando que eles seriam parte do processo de sacrificar a arte em favor do lucro.
Atriz não é a primeira a fazer comentários do tipo. Após afirmações do consagrado diretor Martin Scorsese repercutirem por anos em debates sobre as grandes franquias destruírem o cinema, ele voltou a comentar o assunto recentemente, criticando os blockbusters novamente e dizendo que é preciso “salvar o cinema”.
E você, o que acha da discussão? Comente!
Veja também: